Saúde

Lair Ribeiro ensina a envelhecer sem adoecer

Quem foi ao Centro de Eventos Oásis, na noite de ontem, teve uma aula de como “envelhecer sem ficar velho”. Com a realização da RH Service Consultoria Empresarial, em parceria com a Vitalis Farmácia de Manipulação, o cardiologista e nutrólogo brasileiro, Lair Ribeiro, palestrou a centenas de participantes e deu dicas práticas, para serem usadas no dia a dia, a fim de evitar o adoecimento. “Quando a pessoa é jovem, ela anaboliza mais do que cataboliza, ou seja, conserta mais do que estraga o próprio corpo. À medida em que ela envelhece, no entanto, a situação reverte, e o corpo não consegue reparar aquilo que foi danificado. Produzimos menos células do que as que foram perdidas. Por isso ninguém foge do processo de envelhecimento. Porém, pode envelhecer sem adoecer”, expõe.

A palestra desta noite (22), aponta Ribeiro, foi dedicada aos leigos. Para esclarecer as dúvidas, ele diferenciou a idade cronológica, aquela encontrada na certidão de nascimento, da idade biológica, que é a do corpo humano. “Você não consegue mexer na idade cronológica, mas consegue ficar 10, 20 anos mais jovem biologicamente. Hoje, temos a medicina da doença, e não a da prevenção. Tanto é que 80% do valor destinado à Saúde pelo Sistema Único de Saúde são gastos nos últimos dois anos de vida dos cidadãos”, coloca o médico.

Durante as duas horas de palestra, Ribeiro lembrou que muitas pessoas têm medo do Sol, mas que a energia Solar faz parte da “Farmácia de Deus”. A falta da vitamina D causa estresse, hipertensão, câncer e outros problemas. “A natureza foi feita para nos manter saudáveis. Na época das cavernas, por exemplo, quando caia a noite, era noite e só, não havia energia elétrica. E aí as pessoas dormiam. Este é o sono reparador. Quando está completamente escuro, o cérebro produz a melatonina, que é responsável pela juventude. Porém, se houver o mínimo de luz acesa, o cérebro interpretará como se o dia estivesse amanhecendo, produzindo menos melatonina e não sendo reparador o suficiente”, pontua, ao lembrar que, com o passar do tempo, isso pode causar problemas à saúde. “Em resumo, quem dorme no escuro emagrece e rejuvenesce”, garante.

Ainda sobre as reações naturais, Ribeiro pontua que a febre alta e a inflamação aguda são maneiras que a “Farmácia de Deus” encontra para achar a cura por si só. “Não é necessário tomar medicamento para isso, deixa o corpo agir, deixa a natureza se manifestar”, conta, ao lembrar, também, que os pés descalços são os melhores antioxidantes à disposição do ser humano. “Colocar os pés na terra, na areia, na grama faz um bem tremendo. Assim como ficar agachado, que faz o sangue circular bastante. A mulher, quando grávida, também deve ingerir bastante Ômega 3, isso faz bem à mães e faz a criança ser mais inteligente. São coisas simples, práticas diárias que, se feitas corretamente, garantem uma saúde invejável”, conta.

Os malefícios causados pela tecnologia

Por que as pessoas adoecem? Por conta das toxinas encontradas em todo o canto. No ar, na terra, nos alimentos, na água. É necessário, dessa forma, ter discernimento para saber como se portar diante de tantas coisas maléficas ao organismo. “O wi-fi é bom, mas ele entra nas nossas células o tempo todo. E o celular? Faz um mal enorme aos adultos, imaginem nas crianças. As microondas emitidas pelo aparelho queimam os nossos neurônios, por isso a orelha esquenta quando falamos por muito tempo ao celular. E aí, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Com o tempo surgem das doenças, as complicações”, fala.

As toxinas do óleo de soja também foram citadas pelo palestrante, assim como as liberadas pelo eletrodoméstico microondas. “A mãe vai lá e esquenta a mamadeira no equipamento. Não sabe ela como está prejudicando a criança. Por isso existe uma epidemia de bebês obesos”, comenta.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação

[soliloquy id=”67936″]