Educação

Mais de 100 alunos se formam no ensino fundamental pelo Proeja

Autoridades, familiares e amigos aplaudiram o cumprimento da etapa da vida escolar comemorada em solenidade no Auditório São José

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

A volta à sala de aula depois do tempo considerado normal não consiste em uma decisão fácil para muitos. Para 106 criciumenses, a vontade de crescer e conhecer mais superou preconceitos e dificuldades de conciliação de tempo, e a recompensa foi alcançada, na noite dessa sexta-feira (18), com a formatura no ensino fundamental. Os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) da Secretaria Municipal de Educação celebraram a conclusão da etapa da vida escolar ao lado de autoridades, familiares e amigos, em solenidade realizada no Auditório São José.

O papel do poder público em fornecer a chance dos adultos de buscar o conhecimento e concluir o ensino fundamental vai ao encontro da missão de promover a igualdade da população, na avaliação do prefeito Márcio Búrigo. “Os mais variados motivos podem levar uma pessoa a abandonar os estudos e cada vez mais o saber e a qualificação são decisivos para as pessoas na sociedade. E não há outro meio que transforme definitivamente a vida de alguém como a educação”, sublinhou.

Em um discurso emocionado, o aluno escolhido para orador da turma, Isaiás Brandolfi, enalteceu o momento da formatura. “Quantas pessoas falavam, diziam que não conseguiríamos? E aqui estamos transpondo as dificuldades para galgarmos mais um degrau em nossa trajetória. Vamos continuar em frente, crescendo dia a dia, e só assim diminuiremos as desigualdades e teremos mais oportunidades no mercado de trabalho”, disse.

A secretária municipal de Educação, Rose Reynaud, confessou que a alegria também era grande para ela e a equipe da secretaria. “Vejo no rosto de cada um a felicidade em concluir o ensino fundamental e desejo e espero que possamos nos encontrar mais adiante na formatura do ensino médio e no término do terceiro grau”, sugeriu.

Criciúma livre do Analfabetismo

Durante a solenidade, a secretária Rose Reynaud anunciou uma novidade positiva para Criciúma. O trabalho na educação básica desenvolvido em Criciúma teve o reconhecimento nacional, através do Selo Município Livre do Analfabetismo. A certificação conferida pelo Ministério da Educação contempla municípios com índice superior a 96% de alfabetização da população. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 97,8% dos residentes na cidade detém o conhecimento da leitura e da escrita.

Dados do IBGE apontam ainda Santa Catarina com números superiores a todos os estados brasileiros e Criciúma ostenta índices compatíveis com as regiões de melhor média. Segundo o instituto, o município possui a taxa de 97,2% de alfabetizados, mesmo resultado do Norte Catarinense e o Vale do Itajaí, as zonas geográficas mais desenvolvidas econômica e socialmente, detentoras do maior registro. Reunindo a Grande Florianópolis (96,9%), Oeste (94,4%), Região Serrana (93,2%), e o Sul (95,8%), o Estado Catarinense chega à média de 96,1% da população alfabetizada.

Colaboração: João Pedro Alves