Geral

Mais de três mil educadores participam de concurso público em Criciúma

São mais de 300 vagas a serem preenchidas na área da educação através do concurso público

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

A Administração Municipal deu mais um passo na busca do aperfeiçoamento para melhor atender a população criciumense. As avaliações para os candidatos às vagas do magistério (edital 2), ocorreram neste domingo, (18), na Esucri, no centro da cidade e na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), no bairro Universitário, o que resultará em atendimento de qualidade ao cidadão. Mais de 3.400 candidatos estavam aptos a concorrer a uma das 313 vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Conforme o superintendente da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (Fepese), Altair Acelon de Melo, poucos dos candidatos criciumenses se abstiveram do certame, que teve oito tipos distintos de prova. “Criciúma é um dos maiores empregadores do Sul do Brasil. Tivemos um número de abstinência dentro do esperado. A Fepese teve sorte de fazer concurso em Criciúma, pois pegamos profissionais comprometidos para que o mesmo fosse realizado. É sempre muito bom atuar nesta cidade e a prefeitura já é parceira da Fundação em outros projetos. Desejo que todos os candidatos tenham sucesso”, relatou o superintendente.

Foram preparados três locais para receber os mais de três mil candidatos. Na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), foram alocados 631 candidatos, na Esucri bloco IV (Rodoviária), 835 e 1957 fizeram a avaliação nos blocos I e III da Esucri. Apenas 8,96% dos candidatos não compareceram aos locais de provas, totalizando 307 concorrentes. Os pretendentes as vagas terão segunda e terça-feira (19 e 20), para entrarem com recurso sobre o gabarito da prova aplicada e na próxima semana sairá o resultado.

Segundo o prefeito em exercício, Verceli Coral, a administração busca sempre ofertar a população um serviço de qualidade, por isso esta realizando o concurso e trazendo pessoas capacitadas para atuarem. “A ideia principal deste concurso público que a Prefeitura de Criciúma esta realizando é inserir profissionais comprometidos e gabaritados para ocuparem os cargos que hoje estão em abertos na Educação. Estamos trazendo profissionais comprometidos com o serviço público, pois é isto que busca o governo municipal”, declarou Coral.

Foram registrados 53 cadastros de pessoas vindas da Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondonia, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Para as vagas de Educação Infantil ao 5° ano, estavam cadastrados mais de 1930 concorrentes, na disciplina de Ciências, 137, Educação Física, 435, Ensino de Arte, 277, Geografia, 88, História, 164, Língua Portuguesa/Inglês, 197 e Matemática, 190. Em todas as áreas foram inscritos 22 pessoas portadoras de deficiência.

Colaboração: Milena dos Santos