Educação

“Mais Educação” é apresentado aos pais da EMEF Paulo Rizzieri

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

A comunidade escolar do bairro Boa Vista/Içara, EMEF Paulo Rizzieri, conheceu na noite de ontem o funcionamento do Programa Mais Educação viabilizado pelo governo Federal com o objetivo de implantar oficinas no contraturno escolar. Estarão envolvidos na atividade 122 estudantes da unidade escolar, do segundo ao quinto ano do ensino fundamental.

O Programa que está sendo implantado em caráter temporário (por cinco meses: três meses em 2014 e dois meses em 2015) será efetivado de acordo com o andamento das atividades. Na escola Paulo Rizzieri funcionarão quatro oficinas: acompanhamento pedagógico que é obrigatório, futsal, teatro e música. As aulas serão realizadas de terças às sextas-feiras, a partir do dia 08 de setembro.

Para o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, que acompanhou o lançamento do Programa, levar aula em tempo integral aos estudantes de Içara é a concretização de um sonho. “Ficamos contentes com cada tijolo colado em uma obra, com cada metro de pavimentação concluída, mas o que mais nos enche de felicidade é saber que nossas crianças podem vislumbrar um futuro melhor por meio da educação. Por isso agradeço a todos que se empenharam para que este projeto saísse do papel”.

Já o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Antônio de Mello, assinala que o programa é uma forma diferente de fazer educação. “Os estudantes terão a oportunidade de aprender e vivenciar experiências diferenciadas. A realidade mudou e a escola precisa se adequar, mas também é importante a participação dos pais neste contexto que vem para contribuir com a formação de nossas crianças e adolescentes”.

Cassiane Martins Preis, diretora da escola, afirma que as oficinas, principalmente a de acompanhamento pedagógico, vão contribuir significativamente com o aprendizado. “As atividades vão refletir, com certeza, em sala de aula”. “As oficinas contribuirão também de maneira lúdica com o aprendizado, além de proporcionar maior integração entre os alunos”, emendou a coordenadora do Mais Educação na escola Paulo Rizzieri, Querli da Rosa. No município o programa está sob a coordenação de Andréia Custódio Lino.

Na ocasião também foram apresentados os monitores que estarão acompanhando os alunos nas oficinas. E o aluno Lucas Ferreira, do nono ano, apresentou uma paródia feita em comemoração aos 50 anos de Içara.

“Gostei muito do projeto. É bastante interessante principalmente pela oportunidade de ampliar o conhecimento e enriquecer o aprendizado de nossos filhos. Vou inscrever os dois”, declarou Rosilda Custodio Kunspiski, mãe de alunos do segundo e terceiro ano.

O programa Mais Educação, do governo federal, será implantado também, em caráter experimental, nas escolas municipais Tranquilo Pissetti (envolvendo 124 alunos), que também já teve a liberação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Quintino Rizzieri (para 231 estudantes), ainda aguardando liberação.

Na EMEF Quintino Rizzieri, serão desenvolvidas as oficinas de voleibol, futsal, teatro, karatê e orientação de estudos e leitura (acompanhamento pedagógico). Já na Tranquillo Pissetti, os estudantes frequentarão oficinas de tênis de mesa, danças, tecnologias educacionais, organização de clubes de leitura, como também o acompanhamento pedagógico.

Colaboração: Alexandra Cavaler