Segurança

Mais uma unidade de saúde sofre tentativa de arrombamento em Içara

Na noite desta segunda-feira a unidade de saúde do loteamento Jussara sofreu uma tentativa de arrombamento. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Enfermeira Glicia Pagnan, nada foi levado, mas a unidade que foi inaugurada há quatro meses teve vidro quebrado e a porta danificada.

Este não é um caso isolado. Neste primeiro semestre outras três unidades (Nossa Senhora de Fátima, Vila Nova e Presidente Vargas) sofreram ação de vândalos, arrombamentos e furtos. No fim do ano passado também ocorreu o mesmo nas ESFs dos bairros Boa Vista e Aurora. A preocupação diante da situação, segundo o secretário da Pasta, Lauro Nogueira, é que a população perde. “Além da estrutura que precisa ser reformada gerando prejuízo aos cofres públicos nossa maior preocupação se refere à perda de medicamentos e vacinas como já ocorreu inúmeras vezes”, explicou o secretário acrescentando que todas as unidades têm monitoramento eletrônico feito por uma empresa de vigilância.

Já o coordenador de Vigilância em Saúde, Gustavo Pacheco, ressalta que em todos os casos foram registrados Boletim de Ocorrência e os delitos estão sendo investigados pela polícia civil. “É lamentável que ações como estas ocorram. Os prédios públicos favorecem com sua estrutura física e de pessoal toda a população que acaba sendo a maior prejudicada. Sem contar que estamos recebendo equipamentos e materiais que devem ser distribuídos nas unidades e vão beneficiar a população, mas estamos preocupados”, finalizou.

Os equipamentos a serem distribuídos foram adquiridos com recursos do programa de Melhoria de Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Governo Federal. “Estes materiais, além de beneficiar a população, vão qualificar o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família”, assinalou a coordenadora de Atenção Básica.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”69728″]