Geral

Manifesto Tubarão Negro será realizado em Orleans

O manifesto reivindica a revitalização do Rio Tubarão

O jornalista e morador de Orleans Daniel Librelato Massuco utilizou o espaço na tribuna durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores para divulgar a realização do Manifesto Tubarão Negro e para pedir apoio para a ação em prol da revitalização do Rio Tubarão. O pronunciamento foi realizado na noite de ontem, dia 15.

De acordo com o jornalista, será organizado um manifesto pacífico com bandas e expressões artísticas no dia 21 de dezembro, às 14h, próximo à rodoviária e às esculturas do paredão. Na oportunidade, ele explicou que o objetivo é alcançar o apoio dos órgãos públicos para a criação de um fórum que discuta a revitalização do Rio Tubarão.

"Bem provável que todos aqui estejam chocados com a atual situação do rio. Ao longo dos anos, nós nos deparamos com o rio morto, sem produtividade. Depois do último acontecimento, eu entrevistei muitas pessoas. Desde ribeirinhos até especialistas na área. Os especialistas dizem que há como revitalizar o rio. Então por que não fazer um movimento em prol disso? Se faz necessária a mobilização da sociedade. Não podemos deixar com que nada seja feito”, disse.

Vereadores são favoráveis à revitalização do Rio Tubarão

Após o pronunciamento do jornalista, os vereadores se mostraram favoráveis à realização de ações que visem à revitalização do Rio Tubarão. O vereador Mario Coan (PSDB) o parabenizou por abraçar esta causa e relembrou ter afirmado em outra oportunidade, na Casa Legislativa, que seu sonho era ver o rio limpo.

“Com certeza nós iremos acompanhar e apoiar essa luta. Eu sou político, mas os políticos trabalham melhor quando a população pressiona e se manifesta. As reivindicações levam a mudanças na legislação para efetivamente atender melhor a população. Pode contar comigo, eu estarei lutando ao lado de vocês para salvar o futuro da nossa cidade”, disse.

O vereador Antônio Dias André (PMDB) pediu para que não se desista desse objetivo, por mais difícil que ele seja. Já o vereador Valter Orbem (PSD) diz se tratar de uma interessante iniciativa. “Quando a população se envolve e busca seus direitos, é possível melhorar a sociedade. Com a união de todos, acredito que poderemos ver o rio em uma situação muito melhor”.

O apoio por parte das Câmaras de Vereadores da região foi solicitado pelo vereador Clésio de Oliveira Sousa (PSD). “Precisamos nos unir para ter mais força para reivindicar. Existe muito interesse monetário em cima do carvão. Nós estaremos lá juntos apoiando e nos engajando nesta causa”, afirmou. O vereador Osvaldo Cruzetta (PP) ressaltou as leis feitas no município sobre a exploração de carvão.

“O carvão é o principal responsável pela poluição das águas. Nós já demos passos importantes, mas precisa de mais. Devemos olhar não apenas o Rio Tubarão. Questão de água é vida e precisamos levantar essas questões. Uma fiscalização deve ser feita também para punir quem polui. Temos que fazer nossa parte e com certeza nós apoiaremos essa ação”, destacou.

[soliloquy id=”102074″]