Educação

Médica cubana faz palestra interativa para alunos da escola Visconde de Taunay

Conhecer sobre a cultura, a educação, o esporte, a saúde, o modelo de regime e os costumes do povo cubano. Esse foi o objetivo de uma palestra interativa organizada pela professora de Geografia da escola Visconde de Taunay, Viviane Fontanella, com seus alunos e a médica cubana Lilianny Herrera Ariosa, 25 anos, natural de Villa Clara, e que chegou a Lauro Müller recentemente por meio do programa do governo federal “Mais Médicos”.

A palestra ocorreu na manhã dessa terça-feira, no auditório da escola e segundo a professora serviu também como uma espécie de intercâmbio, pois acredita que tanto os alunos, quanto a médica tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o modo de vida nos dois países.

A aluna Ana Carolina Bessa Miranda, de 13 anos, da 8ª série, surpreendeu a todos, principalmente a convidada, quando perguntou se em Cuba é permitido o casamento entre homossexuais. “A médica respondeu que não, mas que no seu país existem muitos homessexuais e que não há nenhum tipo de perseguição por causa da opção sexual”.

Uma realidade do povo cubano e que impressionou os alunos, é a falta de internet no país. Eles também se impressionaram quando a palestrante falou que em Cuba, apesar de todos os problemas do país, a educação desde o ensino inicial, até o universitário é totalmente gratuita, e que no país existe, em média, um médico para cada um habitante.

"Estudamos em sala de aula sobre o país de Cuba, da visão do livro didático quanto da população brasileira (capitalista). Porém, com a presença de uma pessoa que viveu a realidade de Cuba, no caso a médica Liliani, pudemos esclarecer as dúvidas sobre a vida em um país com regime socialista. O que mais nos chamou atenção é que de acordo com a médica o ensino em Cuba desde o infantil até o universitário é gratuito o que leva o país a ter um percentual grande de médicos formados. diferentemente da realidade do Brasil”, comenta o aluno Natan Canever, de 13 anos, que estuda na 8ª série.

Ainda conforme o aluno a aula prática contribuiu muito para o conhecimento  sobre o regime socialista de Cuba, pois os alunos aprenderam também sobre a cultura (dança, comidas e curiosidades) que foi importante  para abranger o conhecimento sobre o país.

[soliloquy id=”67783″]