Economia

Mel de Içara e Araranguá próximos do Japão

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

O mel do Sul do Estado de Santa Catarina pode ser exportado para o Japão. A primeira reunião dessa negociação aconteceu quarta-feira entre a secretaria da Agricultura e da Pesca e duas empresas Sul catarinenses exportadoras de mel. São elas a Minamel, de Içara, e a Prodapys, de Araranguá. A reunião ocorreu na secretaria com o diretor-executivo da Ishiwata, empresa sediada no Japão. Também esteve presente o diretor presidente da Koden Indústria de Comércio de Importação e Exportação, Nobumitsu Doki.

A Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) intermediou as negociações. Até junho deste ano, especialistas do Japão deverão visitar as duas empresas para fecharem os primeiros negócios.

Mel catarinense – O Brasil com uma produção de 40 mil toneladas/ano é o 10º maior exportador de mel do mundo (20 mil toneladas/ano) e em 15 anos deverá se tornar o segundo. O primeiro lugar é da China com 350 mil toneladas/ano. Santa Catarina produz oito mil toneladas/ano e tem como diferencial a produção orgânica e as duas empresas catarinenses são consideradas referências no setor.

Os empresários japoneses visitaram empresas de pescados em Porto Belo e nesta sexta-feira estarão em Itajaí acompanhados com o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Giovani Monteiro.