Geral

Mota apoia criação de tainhas em antigos tanques de camarão

Foto: Itaionara Recco/Assessora de Comunicação

Foto: Itaionara Recco/Assessora de Comunicação

O deputado estadual Manoel Mota, a convite de lideranças e empresários da região de Laguna, vem trabalhando para desenvolver a criação de tainhas em cativeiro. O parlamentar usa a experiência positiva do Restaurante dos Lagos, também no Camacho, para incentivar a criação do peixe utilizando os tanques das fazendas antigas de camarão. No local é desenvolvida a técnica de tainhas em cativeiro para consumo no restaurante, despertando atenção do deputado.

Os pescadores integrantes da Associação Catarinense de Criadores de Camarão (ACC) possuem os tanques parados, já que a maior parte das fazendas de camarão na região, principal área de produção em SC, está fechada e algumas estão à venda, desde que houve uma doença, a chamada "Mancha Branca", vírus que atacou as fazendas e fez paralisar a produção.

Com a existência dos tanques a ideia foi reaproveitá-los. Em abril deste ano, a associação entrou em contato com o deputado Manoel Mota, que por sua vez, intermediou a conversa com a Epagri e Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca para viabilizar o projeto.

Após a apresentação, os técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca e da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), entenderam que o projeto precisa ser estudado e avaliado. E assim ficou definido que a secretaria e a universidade iriam elaborar o estudo de viabilidade do projeto. 

No mês de maio, na segunda audiência entre os órgãos e a associação, foi apresentado o os valores para iniciar a pesquisa. A proposta inicial foi tentar conseguir com a Fapesc (Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina) os recursos para implementar o projeto. Na proposta apresentada pela UFSC está o valor de investimento para viabilizar o projeto.

Nesta reunião ainda ficou definido que  técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca e da UFSC iriam na localidade de Camacho, em Jaguaruna, para conhecer de perto a criação de tainhas em tanques. "Eles já estiveram no local e colheram ovas de tainhas para estudo", explica o deputado.

Com a implantação desse projeto, reforça o deputado, haverá um fomento na região. "Estamos confiando e em busca dos recursos para viabilizar o projeto junto a Fapesc, para que o mais breve possível se consiga a técnica de criação de alevinos de tainhas em laboratórios e consiga-se o desenvolvimento dos filhotes para manejo em tanques de piscicultura”, explica o parlamentar. 

Colaboração: Itaionara Recco/Assessora de Comunicação