Geral

Nossa Senhora de Caravaggio é recebida em festa movida pela fé

Milhares de devotos estiveram neste domingo na Santuário Diocesano, em Nova Veneza

Como já é tradição no mês de maio, milhares de fieis estiveram na manhã deste domingo no Distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, para receber Nossa Senhora de Caravaggio na 63ª Romaria e Festa em honra à padroeira. O translado da imagem partiu da Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho, em Criciúma, por volta das 9 horas, e foi feito em cima de um caminhão no qual estavam crianças vestidas de branco e como anjos.

Dezenas de motoclistas abriram caminho para o caminhão e outras dezenas de carros o seguiram. Ao chegar na frente do Santuário Diocesano, a imagem foi recebida por centenas de bandeirinhas brancas e pétalas de rosas jogadas do alto por um helicóptero.

"É lindo de ver, não importa o cansaço da caminhada, o calor. Chegar antes da Nossa Senhora e acompanhar a recepção a ela já compensa a nossa penitência. Venho há mais de dez anos e sempre me emociono, espero ter saúde suficiente pra acompanhar essa festa por muitos anos ainda", declara emocionada a secretária Ana Maria Custódio de Souza, de 42 anos.

Ela é moradora do bairro Ceará, em Criciúma, de onde partiu a pé até o santuário, percurso que fez sozinha, pois a filha de 22 anos, que sempre a acompanhava, está no sétimo mês de gestação e foi poupada neste ano. Assim como Ana Maria, milhares de devotos fazem promessas para Nossa Senhora de Caravaggio e penitências, principalmente a caminhada até o santuário durante o período da festa, a qual segue nesta segunda-feira.

Segundo o site Engeplus, o comerciante Rodrigo de Favari foi uma das pessoas que cumpriu uma promessa na manhã de hoje. Ele saiu de casa, no Distrito de Rio Maina, também em Criciúma, antes mesmo do amanhecer, a fim de evitar o sol e o calor. Acompanhado de amigos e familiares, ele fez a romaria em silêncio na maior parte do percurso. "Prefiro não revelar o meu pedido e toda a promessa, mas tem a ver com o estado de saúde de uma pessoa da família. Optei pelo silêncio na caminhada para poder fazer orações", afirma o jovem de 24 anos.

Após a chegada de Nossa Senhora de Caravaggio, uma missa campal foi celebrada no pátio do santuário pelo bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, acompanhado por religiosos da Diocese de Criciúma. Ao longo do domingo foram realizadas outras missas, assim como acontecerá também amanhã.

[soliloquy id=”68383″]