Geral

Nova ponte de Congonhas fica pronta em 60 dias

Foto: Jornal Notisul

Foto: Jornal Notisul

Depois de muitos atrasos devido às características peculiares  do solo – um  dos principais motivos – na região do bairro Congonhas, em Tubarão, a construção da ponte que  faz divisa com Jaguaruna tem uma data para ficar pronta. O prazo é 29 de março.

Porém, mesmo com a estrutura concluída, a população não poderá transitar de um município para o outro. Isso porque o serviço de terraplanagem nas cabeceiras da ponte somente será iniciado ao fim da conclusão da obra e esta etapa deve ser concretizada pelas duas prefeituras.

As cabeceiras das pontes terão cinco metros de altura e a estrada deverá ser compatível. O prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, explica como serão realizados os serviços. “Para construir estes acessos devemos usar várias camadas de aterro e, depois, ser feita a compactação do material”, expõe.

A estrutura com os pilares, a cabeceira e o bloco nas águas já estão prontos e, com a chegada das 24 peças de vigas de sustentação, o trabalho seguirá a todo o vapor, conforme relata o engenheiro civil responsável pela obra, Marcos Sabino. 

“Iniciamos a colocação das vigas e esperamos concluí-las até sexta. Após este trabalho partiremos para a próxima etapa que são os passeios e guarda-corpos. Queremos entregar a ponte em breve para a população e sabemos o quanto ela é importante”, ressalta.

Dados da obra

• Retirada da antiga ponte de madeira: fim de dezembro de 2013
• Assinatura de descentralização do recurso: 11 de abril de 2014
• Ordem de serviço assinada: 13 de junho de 2014
• Início das obras: 16 de junho de 2014
• Tempo de obra parada no local para ajustes no projeto: 40 dias
• Tempo destinado para conclusão: 283 dias (março deste ano)

Estrutura

A construção da passagem fixa previa um investimento de R$ 1,5 milhão dos cofres do executivo estadual, sem contrapartida das prefeituras de Tubarão e Jaguaruna. Porém, com ajustes o investimento será de 1,7 milhão. A estrutura definitiva terá 64 metros de comprimento e 8,9 metros de largura, com duas passarelas para pedestres, com largura de 1,1 metro, em um total de área construída de 569,6 metros quadrados. No trabalho de estaqueamento foram colocadas, ao todo, 60 estacas, divididas 30 para cada lado, no rio que apresenta, na área central, quatro metros de profundidade.

Com informações do jornal Notisul