Saúde

Nutricionista alerta o perigo de dietas radicais

"O principal erro cometido é justamente o de começar uma dieta por conta própria", diz nutricionista.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em pleno verão, época de praia, qual mulher não iria querer eliminar uns quilinhos? Algumas acabam apelando para medidas extremas e seguindo dietas radicais. De acordo com a nutricionista e colunista do jornal Diário do Sul, Gianna Cesca, o principal erro cometido é justamente o de começar uma dieta por conta própria, sem o acompanhamento de um nutricionista.

“Acreditar no que está escrito na revista “emagreça 10kg em uma semana” pode ser uma prática nada saudável, por ser uma restrição muito grande de alimentos. Perder massa magra não é o objetivo”, destaca Gianna. A nutricionista ressalta que depois que se perde peso, volta-se a se alimentar normalmente, afinal, ninguém aguenta muito tempo em uma alimentação muito restrita e acaba por ganhar todo o peso novamente ou até mais. “As dietas radicais não são recomendadas a qualquer pessoa sem que tenha a ajuda de um profissional”, explica. 

Gianna destaca que as dietas famosas podem ser bastante perigosas se forem feitas por um longo período de tempo. “As dietas Dukan e Atkins, por exemplo, preconizam a redução significativa de carboidrato ou até mesmo a retirada total deste substrato do plano alimentar. Sendo que é o carboidrato que nos fornece energia e, em uma dieta considerada normal, equivale de 45% a 65% das calorias ingeridas. A perda rápida de peso pode acarretar algumas carências nutricionais, como perda de vitaminas e minerais, irritabilidade, cansaço, ansiedade e insônia”, assinala. 

Nestes períodos, principalmente entre o fim de ano e o carnaval, muitos recorrem às famosas dietas detox, utilizadas, como o nome já diz, para desintoxicar o organismo dos exageros cometidos. “A dieta detox tradicional elimina os alimentos com lactose, glúten, açúcares e gorduras, dando preferência aos sucos naturais de frutas e vegetais, saladas e alguns chás.

Por pouco tempo, a dieta detox ajudará a eliminar as toxinas e o funcionamento do intestino, mas, se praticada por um período longo, o corpo começará a sentir falta dos nutrientes restritos, podendo causar alguns malefícios à saúde”, explica Gianna.