Geral

Obra de tratamento do esgoto beneficiará 52% da população de Braço do Norte

O lançamento do edital ocorrerá na segunda-feira.

Foto: Imprensa Braço do Norte/Divulgação/Notisul

Foto: Imprensa Braço do Norte/Divulgação/Notisul

Os moradores de Braço do Norte, em breve, terão uma estrutura de saneamento com rede de esgoto. O lançamento do edital de licitação para as obras deve ocorrer na próxima segunda-feira, por volta das 10 horas, no gabinete do prefeito Ademir Matos.
 
A obra está orçada em R$ 18 milhões e atenderá 52% do esgoto gerado no município com a coleta de dejetos nas ruas do centro e arredores. Segundo o secretário de obras da prefeitura, Carlos Bianchini, os trabalhos devem iniciar no primeiro trimestre do próximo ano. “Uma obra deste porte é de extrema importância para a nossa população. As atividades de escavação prejudicarão o fluxo do trânsito, pode causar certo transtorno, mas faz parte de uma série de melhorias”, ressalta Carlos.
 
Um terreno localizado próximo à divisa com São Ludgero, pertencente à Casan, será o local onde ficará a estação de tratamento com toda a nova tubulação.
 
O gerente regional da Casan, Eraldo dos Santos, esteve em reunião com o prefeito Ademir Matos.
 
No último encontro, o líder do executivo destaca as ações da instituição e garante um abastecimento dentro da regularidade.
 
Após o término da primeira fase dos trabalhos, já inicia o planejamento para a segunda etapa. “Ainda não temos o valor do orçamento e o prazo que incluirá a abertura de uma nova licitação para o restante das obras”, revela Eraldo.
 
O destino da água

Depois do uso da água, seja no banho, na limpeza de roupas, de louças ou na descarga do vaso sanitário, o esgoto começa a ser formado. Os resíduos são divididos em três tipos diferentes. Os que vêm das residências formam os esgotos domésticos, os das águas da chuva são chamados de esgotos pluviais e os formados em fábricas recebem o nome de esgotos industriais. Esta diferenciação é importante, porque cada tipo possui substâncias diferentes, e são necessários sistemas específicos para o tratamento dos resíduos. Geralmente, o esgoto não tratado contém muitos transmissores de doenças, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos. Os sistemas de coleta e tratamento de esgotos são importantes para a saúde pública, pois evitam a contaminação e a transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente.