Esporte

Olimpíada Estadual das Apae’s terá a participação de medalhista olímpica

Foto: Jhulian Pereira

Foto: Jhulian Pereira

A 20ª Olimpíada Estadual das Apae’s, que será realizada de 14 a 18 de setembro, em Criciúma, vai reunir atletas e catarinenses que entraram para a história do esporte. Ex-aluna da Apae de Criciúma e medalhista olímpica, Édia Maria Sebastiana, de 45 anos, tem presença garantida na competição que contará com a participação de atletas de 17 regiões do estado.

Vencedora e recordista da prova dos 100 metros rasos nas Olimpíadas Especiais de 1982, disputada em South Band, nos Estados Unidos, Édia vai conduzir o fogo simbólico da Olimpíada das Apae’s de Santa Catarina, competição que ela disputava com frequência. “Eu gostava de ganhar a medalha de ouro, e não a de prata”, conta.

De acordo com a professora e vice-presidente da Apae de Criciúma, Maria Neiva Mezzari Borges, Édia entrou na instituição aos seis anos de idade. “Ela sempre foi dedicada. Observei que ela tinha um potencial maior que os demais alunos nas aulas de educação física. Aprimorei os treinamentos e fui conhecendo ela, que acabou se identificando com o atletismo”, enfatiza.

Além de representar o Brasil na América do Norte e cruzar a linha de chegada com o tempo de 10 segundos e 40 centésimos na prova dos 100 metros rasos, Édia disputou o Campeonato Mundial de Atletismo em 1997, em Portugal, e garantiu a medalha de ouro no salto em distância. “Ela era disposta. Não havia tempo ruim. Na época treinávamos até em casa”, comenta a ex-treinadora.

É essa disposição que a dupla espera prestigiar na Olimpíada das Apae’s, que reunirá aproximadamente mil pessoas, entre atletas e dirigentes, em Criciúma. “Me sinto feliz e realizada. Agora convido a todos para apreciarem a Olimpíada”, afirma Édia, reconhecida nacionalmente após ser condecorada como destaque esportivo pelo ex-presidente da República, José Sarney.

Olimpíada

A Olimpíada Estadual das Apae’s é realizada pela Federação Catarinense das Apae’s, Apae de Criciúma, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e Prefeitura de Criciúma, através da Fundação Municipal de Esportes (FME). A competição conta com as modalidades de atletismo, basquetebol, bocha (raffa vollo e paraolímpica), handebol, futsal e tênis de mesa.

As disputas serão realizadas na Sociedade Recreativa Mampituba, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), Ginásio Municipal Irmão Walmir Orsi e Pavilhão de Exposições José Ijair Conti. “Vamos manter o padrão de qualidade dos demais eventos esportivos que já realizamos na cidade”, ressalta o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo

Colaboração: Jhulian Pereira