Segurança

Operação desarticula rinha de galo

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Prática ilegal, a rinha de galo é um dos crimes ambientais que chama a atenção pela agressão a que os animais são sujeitos. Esse tipo de crime foi flagrado em Jaguaruna na sexta-feira. Numa operação realizada no município, a polícia apreendeu 23 galos ingleses que seriam utilizados na rinha. 

A operação deu início ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma propriedade agrícola localizada na estrada geral do Torneiro, no bairro Esplanada, em Jaguaruna. Com o mandado em mãos, a operação foi deflagrada em conjunto pela Delegacia de Crimes Ambientais, com apoio da Delegacia de Combate a Furtos e Roubos (DCFR) de Tubarão, junto com a Cidasc e a Fatma. 

No local teriam sido encontrados e apreendidos pela polícia duas armas longas calibre 16 e calibre 22, além de diversas munições de calibres 16, 22, 12, 28 e 36. Além disso, a polícia teria encontrado também mais 10 pássaros silvestres, sendo cinco trinca-ferros e cinco coleiros, bem como os 23 galos ingleses.

Ainda no local, conforme a polícia, também foi encontrada uma arena que seria destinada à prática de rinha. Na operação, esta arena teria sido destruída por policiais durante o trabalho na propriedade. O dono do local foi conduzido em flagrante para a delegacia pela prática de crimes ambientais e pela posse ilegal de arma de fogo.

Segundo o Jornal Diário do Sul, após a lavratura do flagrante, ele foi encaminhado ao Presídio Masculino de Tubarão e ficará à disposição da Justiça. A operação foi coordenada pelo delegado André Luís Mendes da Silveira, da Delegacia de Crimes Ambientais, com apoio do delegado Danilo Bessa Brilhante, da DFCR, ambas de Tubarão.