Saúde

Orientações e exames marcam “Novembro Azul” do Criciúma Shopping

Em nova edição do Sesc Saúde, clientes receberam informações sobre o câncer de próstata e doenças ligadas à saúde do homem

Foto: Amanda Tesman

Foto: Amanda Tesman

José Henrique deu uma pequena pausa no passeio com o filho de seis anos, no Criciúma Shopping, na tarde dessa sexta-feira, para cuidar da saúde. Ao ver a mobilização do Sesc Saúde nos corredores do empreendimento, ele não teve dúvida: foi logo em busca de mais informações sobre o câncer de próstata. “Nós, homens, não temos o costume de ir ao médico. Eu procuro ir, mas mesmo assim não é com muita frequência. Por isso, quando vi, resolvi saber mais sobre o assunto”, conta o educador, de 48 anos.

Além de receber orientações sobre o combate ao câncer, doenças ligadas à saúde do homem e aferir a pressão arterial, ele realizou o exame de próstata, feito por meio da coleta sanguínea. “Foi a primeira vez que realizei o exame. Foi simples e rápido. Se eu fosse procurar um posto de saúde, certamente demoraria mais tempo”, comenta.

A técnica de Educação em Saúde do Sesc, Camila Bristot Dassoler, afirma que durante todo o dia muitas pessoas passaram pelo local em busca de informações. “O público estava bastante interessado. Eles paravam, perguntavam e já faziam o exame. O que chamou a atenção foi que muitos não sabiam que a doença pode ser detectada por meio do exame de sangue (PSA)”, fala Camila.

A gerente de marketing do Criciúma Shopping, Deize Schetz, enaltece que a ação, em alusão ao Novembro Azul, foi realizada com o objetivo de levar mais conhecimento para as pessoas. “Quanto mais informações as pessoas tiverem, mais atentas estarão aos sintomas e importância da prevenção”, observa.

Colaboração: Amanda Tesman/Ápice Comunicação