Saúde

Ouvidoria SUS alcança 150 manifestações

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Içara

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Içara

Implantada em novembro de 2014, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Içara já alcançou 150 manifestações em menos de três meses. Com a maioria dos contatos realizados pessoalmente e por ligação telefônica, grande parte das solicitações são referentes às Estratégias de Saúde da Família (ESF) e a gestão.

De acordo com a servidora, Vera Nuernberg, responsável pelo atendimento, a participação popular contribui com a oferta de serviços. “Agimos como órgão mediador entre a população e a Secretaria da Saúde, buscando sempre oferecer uma atuação imparcial para melhoria do atendimento”, coloca.

“Quanto maior o número de manifestações, melhor será a fiscalização dos setores e serviços”, completa o secretário de Saúde, Lauro Nogueira. As principais demandas são referentes a solicitações (33,3%), reclamações (32%), elogios (15,3%), denúncias (12%), informações (6%) e sugestões (1,3%).

Entre os assuntos mais referidos estão as rotinas de serviços e profissionais das Estratégias de Saúde da Família (32%), gestão (23%), Assistência à Saúde (13%) e Assistência Farmacêutica (10%). Já o Serviço de Transporte, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde e Samu somaram (22%).

O contato com a Ouvidoria pode ser realizado por telefone 3461-3707, e-mail ouvidoria.sus@icara.sc.gov.br, no site da Prefeitura, por carta ou pessoalmente, na Secretaria de Saúde, situada na Rua Marcos Rovaris, nº 184, Centro.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara