Saúde

Ouvidoria SUS fecha primeiro mês com 48 manifestações em Içara

Além de ser uma importante ferramenta de participação popular, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) também é um mecanismo de gestão pública

Foto: Comunicação Prefeitura Municipal de Içara

Foto: Comunicação Prefeitura Municipal de Içara

Do total de contatos efetivados, 25 foram realizados pessoalmente, 22 por telefone e um por meio do formulário web. Atualmente 30 demandas estão sob análise e 18 já foram solucionadas com retorno encaminhado por meio de carta, oficio ou e-mail. Além de avaliar os serviços e ações da Secretaria Municipal de Saúde, a Ouvidoria SUS é um importante canal de comunicação com o cidadão. “Quando se trata de uma denúncia, o cidadão pode optar pelo sigilo ou pelo anonimato. No sigilo, a ouvidoria tem acesso a todos os dados dos cidadãos, até para responder posteriormente – sem que esse dado apareça para o servidor ou o serviço denunciado. Se o usuário faz a opção pelo anonimato, não fica nenhum dado registrado. Desta forma, o único jeito dele ter acesso a uma resposta ou ao encaminhamento da manifestação é a partir do número de protocolo”, explica a ouvidora, Vera Nuernberg.

Até o momento o sistema registrou três denúncias, nove elogios, quatro pedidos de informação, 17 reclamações, duas sugestões e 13 solicitações de serviços e/ou produtos para saúde e correlatos. O setor de Gestão e Atendimento lidera as operações com 16 chamados, seguido das Estratégias de Saúde da Família com 15 participações. Na listagem ainda estão a Assistência à Saúde com seis, Assistência Farmacêutica com três e Vigilância Sanitária com quatro. Produtos para Saúde, Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Transporte e Vigilância em Saúde tiveram uma manifestação cada. 

De acordo com o secretário de Saúde, Lauro Nogueira, a Ouvidoria abriu um canal eficiente de participação popular com benefícios ao sistema público de saúde. "O trabalho de escuta é muito importante. Com ele nós fazemos uma sondagem adequada e avaliamos se o usuário necessita fazer uma denúncia, elogio, sugestão, ou se está precisando de um serviço, solicitação ou informação", pontua.

Colaboração: Comunicação Prefeitura Municipal de Içara