Trânsito

Passagem para pedestres começa a ser construída no túnel do MF

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O consórcio executor do túnel para transposição do Morro do Formigão, na BR-101 catarinense, iniciou na semana passada, a construção de passagem para pedestres na galeria escavada. Quando o túnel estiver finalizado, além dos veículos, os pedestres também terão espaço para circulação segura dentro da galeria. Projetado para comportar o tráfego no sentido Norte-Sul da rodovia federal, o túnel terá passagem de pedestres delimitada e isolada da movimentação de veículos. A passagem irá possibilitar a travessia segura de pedestres pelo segmento entre o km 337 ao km 339, em Tubarão, área com aglomerado urbano lindeiro ao morro.

A construção é feita com união de placas de concreto armado, no lado direito da galeria. O espaço para pedestres terá guarda corpo, espécie de corrimão, para isolar o tráfego de veículos da movimentação de pessoas. O túnel terá, também, dois dispositivos de atendimento de emergência instalados, sinalização indicativa e iluminação interna, para garantir a segurança de pedestres e condutores.

Segundo o projeto original do túnel, a passagem para pedestres terá 1,6 metros de largura e vai percorrer os 530 metros de comprimento da galeria. O espaço para pedestres acompanha a disposição feitas nos outros túneis da duplicação da BR-101, tanto o do Morro Agudo, em Paulo Lopes quanto em Máquiné, no Rio Grande do Sul. Pedestres e ciclistas podem utilizar os espaços disponibilizados, seguindo em travessia constante. Não é permitida a permanência ou parada para observação do tráfego no interior das galerias.

Este é o quarto túnel a ser construído na rodovia, sendo um localizado em Paulo Lopes e dois em Maquiné (RS). Outros dois túneis estão projetados para o Morro dos Cavalos, em Palhoça. O túnel do Morro do Formigão tem as galerias unidas desde abril passado, em trecho escavado de 530 metros de extensão, mas 370 metros de acessos, fora da montanha. De acordo com o projeto, o túnel terá cerca de 11 metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de ☺1

Cuidados continuam no trecho – Até o final da construção do túnel para transposição do Morro do Formigão, os usuários da rodovia federal devem ter atenção redobrada quanto a movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados nas frentes de obras. É recomendado aos moradores próximos ao empreendimento que evitem a aproximação nas frentes de obra dos emboques Norte e Sul do túnel. O fluxo intenso de veículos pelo segmento de pista simples entre o km 337 ao km 339 da BR-101 Sul, torna o trecho inadequado para circulação de pedestres. Além disso, há movimentação de equipamentos pesados, como tratores e caminhões basculantes, ocupando o espaço da pista de sentido Norte-Sul, pela faixa destinada ao trânsito lento.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC