Geral

Pecuaristas da região se reúnem e apostam no cruzamento de gado para ganhar o mercado pela qualidade da carne

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Foto: Maria Luiza Da Rolt

A propriedade com pastagem de boa qualidade aliada ao melhoramento genético vem sendo a posta certeira para a produção de gado na região que avança para ganhar o mercado de carne bovina. Esse aprimoramento e o cenário favorável para a comercialização foram temas, nesta quinta-feira (23), durante o V Encontro Regional de Gado de Corte, uma maneira diferente de vender bovinos de corte, em Cocal do Sul. O evento reuniu cerca de 70 produtores de toda região e foi promovido pelos Governos Municipal, Estadual e Epagri, grandes incentivadores deste projeto.

O encontro foi aberto pela vice-prefeita do município, Cirlene Gonçalves Scarpato juntamente com os Gerentes Regionais da Epagri Criciúma, Realdino Bussarelo, da Cidasc, Wilmar Warmling, Estadual de Planejamento e Marketing da Epagri, Renato Bez Fontana e o Engenheiro Agrônomo, coordenador do evento, Cleiton Pereira. “Para nós é um prazer sediar este evento de grande importância para os produtores. Nosso Governo está tendo um olhar diferenciado para o produtor. Uma parceria com a Epagri onde procuramos levar conhecimento, aperfeiçoamento e oportunidades. Quem planta colhe e precisamos investir na pecuária moderna para que nosso produtor ganhe o mercado e nossa carne tenha preferência”, destacou a vice-prefeita, Aninha.

A intenção é investir em cruzamentos entre a raça inglesa e a zebuína, famosas pela carne saborosa, macia e por se adaptar bem ao nosso clima. “Essa é uma tecnologia que a Epagri domina e queremos ter no estado uma produção de gado de altíssima qualidade e com baixo teor de colesterol. Queremos ganhar o mercado. Uma oportunidade para a região em renda e qualidade do produto. Esses animais se desenvolvem rapidamente e com a garantia de uma carne saudável e de qualidade. Essa é uma novidade para os nossos produtores e todas as propriedades têm condições e estão sendo preparadas para isso na região, agora só falta o cruzamento”, ressalta Realdino.

O produtor Laidi Rosso, de Cocal do Sul, aguarda ansioso pelo melhoramento e a abertura de mercado. “Eu produzo gado há 30 anos, mas só de uns dez anos para cá é que estamos investindo no melhoramento. Todo esse aperfeiçoamento, conhecimento e tecnologia é um incentivo para nós. O consumidor quer carne macia, de qualidade e temos que trabalhar para isso”, ressalta. O encontro proporcionou aos produtores palestras de aperfeiçoamento que tiveram como temas “Mercado potencial de carne em SC”, com o Engenheiro Agrônomo, Cassiano Eduardo Pinto (Pesquisador da Epagri); “Mudando Conceitos na Pecuária de Corte, com o Engenheiro Agrônomo, Newton Borges C. Junior (Extensionista Epagri/Lages) e  os “Desafios de vender carne e não bovinos”, com o Pecuarista Victor Hugo Schneider (Estância Schneider/São J. do Cerrito).

Giassi garante ser parceiro na comercialização de carnes e fala do mercado promissor os produtores

O V Encontro Regional de Gado de Corte também recebeu para falar sobre o mercado e a comercialização de gado, o empresário Zefiro Giassi. Zefiro falou da sua história de sucesso e disse que a receita está naquilo que queremos ser aliado ao sacrifício e a simplicidade. “Achei louvável essa iniciativa. Nós trabalhamos com qualidade e não com a quantidade. Nossa carne vem em sua maioria de fora e precisamos desse comércio aqui. Se nós buscarmos pelos caminhos mais seguros, teremos equilíbrio e sucesso nesse mercado”, ressaltou.

O empresário também colocou a rede de supermercados à disposição dos produtores. “Sugiro para que os produtores criem uma marca própria e primam pela qualidade. Estou aqui para propor essa parceria. Queremos ter o produto da nossa região em nosso setor de carnes. Com o gado novo e carne macia teremos esse diferencial. O mercado está ai, só esperando por esse engajamento e investimento dos nossos produtores que só tem a ganhar com isso”, finalizou.

A bovinocultura de corte e leite em Cocal do Sul possui hoje mais de 3,5 mil cabeças de gado e é importante geradora de renda para as famílias de produtores rurais.  O projeto pecuária da Epagri atende mais de 550 propriedades de 12 município acompanhadas com cerca de 6 mil hectares de pastagem melhorada.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt