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Pista do Morro do Formigão ganha primeiras camadas de concreto

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue, nesta semana, com trabalhos para finalização do túnel para transposição do Morro do Formigão, entre o km 337,8 ao km 338,7 da BR-101 Sul catarinense. O consórcio das empresas JDantas-Novatecna executa a construção do pavimento no emboque Sul do túnel, para, após, seguir a construção da pista até o emboque Norte, por dentro da galeria escavada.

O pavimento, nos 900 metros do lote de obras – 530 metros de galeria e 370 metros de acessos será todo executado em concreto armado. No interior de túneis não é aplicado pavimento betuminoso usinado a quente (CBUQ), o asfalto, pois é um composto inflamável. O concreto, por vez, é inerte, tem maior resistência e aplicação única. As camadas aplicadas têm até 22 centímetros de altura, com dez centímetros de base. A plataforma de pavimento, que vai abrigar a futura pista com fluxo de veículos no sentido Florianópolis-Porto Alegre, tem 16 metros de largura. Ela vai comportar duas faixas de rolagem de 3,6 metros de largura mais 3 metros de acostamento.

Para abrigar o pavimento, o consórcio depositou e compactou cerca de 2880 metros cúbicos de rochas, extraídas na escavação da galeria e usadas na elevação do talude. As atividades de construção do túnel avançam, em paralelo, na projeção de concreto no teto e paredes internas da galeria escavada, finalizações estéticas e instalação de equipamentos do Centro de Comando e Operação (CCO), drenagem e tratamento de taludes contra erosão (plantio de grama em aclives).

O túnel faz parte da segundo fase de obras para duplicação da BR-101 Sul catarinense, juntamente da Ponte de Laguna e do lote 1 de Travessia Urbana lagunense. O DNIT agiliza os trâmites para execução das obras complementares ao túnel, sendo que já contratou o consórcio de empresas para adequação da ponte pertencente ao traçado antigo, sobre o rio Tubarão e prepara a licitação do viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas, em Tubarão.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos, dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no do Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Pedestres devem evitar frentes de obras – As frentes de obras, no Morro do Formigão, foram unidas em abril e as detonações terminaram em junho. O empreendimento segue em ritmo acelerado, por isso, os pedestres devem evitar as obras nos emboques Norte e Sul do túnel. A entrada é proibida, pois, ainda há movimentação de trabalhadores e equipamentos pesados, expondo as pessoas não autorizadas ao risco de acidentes.

É possível cruzar do emboque Norte ao Sul sem a necessidade de acesso a BR-101 Sul, mas, por enquanto, a travessia somente é permitida para os trabalhadores envolvidos na obra. Para os pedestres, o DNIT recomenda que a circulação seja feita pela avenida Marechal Deodoro, via municipal que corta o bairro Fábio Silva, em Tubarão. O segmento da rodovia federal, entre o km 337 ao km 339 tem pista simples, com fluxo de veículos em sentido duplo.

Cuidados redobrados – Até o final da construção do túnel para transposição do Morro do Formigão, os usuários da rodovia federal devem ter atenção redobrada quanto a movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados nas frentes de obras. É recomendado aos moradores próximos ao empreendimento que evitem a aproximação nas frentes de obra dos emboques Norte e Sul do túnel. O fluxo intenso de veículos pelo segmento de pista simples entre o km 337 ao km 339 da BR-101 Sul, torna o trecho inadequado para circulação de pedestres. Além disso, há movimentação de equipamentos pesados, como tratores e caminhões basculantes, ocupando o espaço da pista de sentido Norte-Sul, pela faixa destinada ao trânsito lento.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação do DNIT/SC

 

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