Segurança

Políticos e empresários pressionam governo por mais segurança

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma lista com itens relativos a investimentos em segurança pública, essencialmente aumento do efetivo policial, foi entregue ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira nesta segunda-feira, na ACIC. O documento foi assinado pela própria ACIC, juntamente com a CDL Criciúma, União das Associações de Bairros, UABC, Fiesc Regional Sul, e ainda Prefeitura e Câmara de Vereadores de Criciúma. O documento pediu aumento do efetivo policial, civil e militar, bem como a formação de efetivo na própria região. Outra solicitação foi quanto à instalação de câmeras de segurança.

Acompanhado do comando da segurança pública em Santa Catarina, formado pelo Secretário de Segurança Pública, César Grubba, do Comandante Geral da Polícia Militar, Valdemir Cabral, e do Delegado Geral de Polícia, Aldo Pinheiro D’Avila, o vice-governador não confirmou investimentos de imediato. Os dados repassados pelo comandante da PM é de que serão formados 800 novos PMs, sendo distribuídos em todo o Estado, o que não garante os 75 PMs que as entidades reivindicam em caráter de urgência e uma reposição anual de 15 homens a partir de 2015. “Não há o que prometer e não existe milagres”, lamentou o comandante da PM. O número ideal, conforme o documento, é de 320 PMs de efetivo total. As notícias também não foram boas na área da Polícia Civil. Conforme o Delegado Geral, existe concurso para formação de 66 delegados e 340 agentes, mas não há informação precisa sobre o totalquantos virão para o Sul. As entidades relataram a necessidade de mais 54 policiais civis, sendo três delegados, sete escrivões e 44 agentes.

O vice-governador garantiu a instalação de 14 novas câmeras de segurança, cabendo à prefeitura a manutenção dos equipamentos, através de convênio.

Para o presidente da ACIC o encontro foi extremamente representativo, reunindo desde lideranças da política, comunitárias e empresariais, mostrando a importância do tema hoje na região. “Acredito que esse encontro vai trazer resultado. Talvez não de imediato, mas estamos fazendo a nossa parte cobrando estes investimentos”, destacou.

Colaboração: Ana Sofia Schuster/Novo Texto Comunicação