Cultura

Praça da Matriz será palco do 18º encontro da Etnia Negra de Içara

Foto: Divulgação (Rainha e Princesa AFRO)

Foto: Divulgação (Rainha e Princesa AFRO)

Com a corte escolhida, Tainá Hilário da Rosa a rainha e Franciele de Souza Tereza a princesa, a Praça da Matriz São Donato será palco no fim de semana (17 e 18) da Festa da Cultura Afro – 18ª edição do Encontro da Etnia Negra de Içara. O evento realizado pela Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural e da Pastoral Afro do Movimento da Consciência Negra Chico Rosa.

Na noite de sábado a população será recepcionado pela capoeira às 18h, seguida de missa. Já às 20h o palco da festa será abrilhantado por grupos de dança, apresentações musicais e às 22h show de pagode com a banda D’leve.

No domingo a programação começa cedo: 9h acolhida, 10h missatemática presidida por Dom Jacinto. Às 12h almoço, e a partir das 13h apresentações culturais. O evento também vai contar com a exposição de painéis da fotógrafa Virginia Yunes, de Florianópolis; e de máscaras africanas da artista Alenir Fernandes, de Criciúma. O material será exposto no Museu Casa da Cultura Pe. Bernardo Junkes.

A Festa da Cultura Afro contará ainda com ampla gastronomia típica: acarajé, tapioca, Cachupa  e a tradicional feijoada. Os ingressos poderão ser adquiridos no Museu Casa da Cultura Pe. Bernardo Junkes ao custo de R$ 15,00 adulto e R$ 8,00 crianças. A Praça gastronômica, localizada no salão paroquial, funcionará a partir das 20h no sábado e das 12h no domingo.

A presidente da Pastoral Afro Chico Rosa, Nadir dos Santos (Ika) destaca que além da tradicional feijoada a novidade gastronômica do evento ficará por conta da Cachupa com creme de amendoim. “Um prato étnico que será produzido pela africana Becy. Além disso, serão servidos quitutes e doces como o pé de moleque, cocada e rapadura.

Já Eliana Jucoski Monteiro, presidente da Fundação Cultural, destaca que os preparativos se intensificaram. “Estamos com grande expectativa de público para este evento que será um marco da etnia negra em nossa cidade. Os preparativos estão dentro do programado, mas de maneira intensificada para que a festa seja um sucesso".  

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI