Geral

Prefeitos de Verona e Cordignano recebem comitiva criciumense

Parte do grupo voltou a Mantova para ampliar conhecimento sobre beneficiamento de resíduos sólidos

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

A delegação de autoridades da missão oficial do Município de Criciúma na Itália dedicou o fim de semana para compromissos institucionais e à busca do conhecimento da experiência em ações desenvolvidas do gerenciamento de resíduos sólidos. Em parte do tempo, a comitiva se dividiu. Uma parte liderada pelo prefeito Márcio Búrigo visitou autoridades em Cordignano e Verona, enquanto o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Westrup, participou de reuniões com empresários.

Em Cordignano e Verona, a comitiva foi recebida pelos prefeitos, Flavio Tozzi e Roberto Campagna. Em encontro na sede da administração dos municípios italianos, no sábado, Márcio Búrigo, falou sobre as características, dados econômicos, culturais e sociais de Criciúma. “Estamos interagindo com os italianos da região de onde vieram nossos imigrantes. Cordignano, por exemplo, até hoje tem habitantes cujo sobrenome é muito comum aos nossos ouvidos. Daqui saiu o Coronel Pedro Benedet, um dos desbravadores da nossa terra”, destacou.

Por onde está passando o grupo criciumense têm sido acolhido com muito carinho. Cordignano juntou prefeito, vereadores, assessores e familiares dos antepassados colonizadores de Criciúma em uma sala equivalente a um plenário da Câmara Municipal. Campagna ressaltou a bravura dos colonizadores da bucólica comunidade que foram singrar o rumo da América para tentar a sorte. “A Itália passava por um momento de muita dificuldade, o que se assemelha à situação vivida atualmente na economia. A nós é motivo de muito orgulho a contribuição dos ancestrais da nossa cidade para o desenvolvimento de um município tão importante no Sul do país”, exaltou.

O presidente da Associação Veronesi nel Mondo, Fernando Morando, acompanhou a delegação de Criciúma em visita ao prefeito Tozzi. Búrigo agradeceu a ambos pela recepção colocando o interesse na transferência de tecnologias e também por pactos de promoção da cultura.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Jacó Westrup, o vereador Sílvio Ávila Júnior, o diretor da Faculdade Satc, Carlos Ferreira, o vice-presidente da ACIC e CDL, Gelson Philippi e o presidente do Sindilojas, Renato Carvalho cumpriram roteiro paralelo durante a visita institucional de Verona. Esta frente voltou a Mantova, na Lombardia, para ampliar as discussões sobre o beneficiamento e o gerenciamento de resíduos sólidos. “Tivemos um dia muito produtivo, em que aprofundamos os estudos e diálogos a respeito da experiência desta microrregião com descarte de lixo, reciclagem, reaproveitamento de matérias primas da construção civil, entre outros”, explica.

Colaboração: João Pedro Alves