Geral

Prefeitura de Maracajá disponibiliza agrônomo para coleta de solo para análise

Antes do preparo do solo para o plantio de qualquer cultura, o correto é coletar em uma gleba de solo, ou seja, uma pequena porção e encaminhar para a Epagri ou Cidasc do município que irá enviar para análise em laboratório. Em Maracajá o engenheiro agrônomo André Zandonadi auxilia os agricultores na coleta.

Segundo o engenheiro agrônomo, além da análise química, que detém valores dos macro, micronutrientes, ph, relação cálcio magnésio, matéria orgânica, entre outros, existe também a física, que serve para mostrar a textura do solo. “Esta última agora é exigida para obter crédito junto ao banco e é importante para ver a capacidade de retenção da água da chuva e consequentemente conversar a adubação por mais tempo”, explica.

De modo geral a análise de solo detalhará  informações gerais da gleba do terreno.  Os agricultores que tiverem interesse de realizar o serviço podem procurar no Departamento de Agricultura de Maracajá o engenheiro agrônomo André para orientar e ajudar a coletar a amostra na propriedade. “É de suma importância a análise, pois em algumas situações o agricultor pode ter colocado adubo químico, orgânico e até mesmo calcário a mais ou a menos no solo”, completa André

Colaboração: Itaionara Recco/Assessora de Comunicação da Prefeitura de Maracajá 

[soliloquy id=”86294″]