Geral

Prefeitura e Unesc renovam convênio com a Casa da Cidadania por mais cinco anos

O Prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin e o Reitor da Unesc, Gildo Volpato realizaram na manhã desta sexta-feira, 21, a assinatura de renovação de convênio com o Fórum Municipal- Casa da Cidadania instalada no município. O ato firmado garantirá o atendimento e os serviços para os próximos cinco anos. O encontrou aconteceu nas dependências da Casa da Cidadania e contou ainda com a presença do Coordenador do Curso de Direito da Unesc, Alfredo Englelmann Filho, Coordenadora Pedagógica do Centro de Práticas Jurídicas, Rosangela Del Moro, Secretário de Administração e Finanças do município, Clédio Fachin, professores e estagiários.

Segundo Magagnin o importante nesta iniciativa é o resultado que ela oferece à população. “A gente tem conhecimento do quanto essa parceria tem representado às pessoas que necessitam deste serviço. Nós como gestores temos que promover isso e avançar cada vez mais. Para nós é uma satisfação poder contar com esse trabalho onde só temos a agradecer a Unesc por todo apoio e profissionalismo prestados na área jurídica aos Sul Cocalenses”, ressalta.

Para o Reitor da Unesc esse é um espaço de formação e atendimento às pessoas que buscam pelos seus direitos e orientações. “Essa é uma ação de grande relevância social somada ao nosso compromisso comunitário enquanto universidade. Aqui em Cocal a Casa da Cidadania já está consolidada. Os serviços desafogam o sistema judiciário, além de favorecer a qualificação e formação dos nossos acadêmicos do curso de Direito”, destaca Volpato.

Só em 2013, a Casa da Cidadania realizou 489 atendimentos, desses 140 iniciaram processos jurídicos. “Nosso principal objetivo é a conciliação, ou seja, sempre buscar primeiro um acordo entre as partes sem a necessidade de levar ao judiciário e procurar resolver o conflito em um curto espaço de tempo. Só na impossibilidade é que o caso segue para o ajuizamento”, explica a coordenadora pedagógica do Centro de Práticas Jurídicas, Rosangela Del Moro.

A aposentada, Dulce Brognoli Copetti é a segunda vez que busca pelo atendimento na Casa da Cidadania de Cocal. “Para nós foi muito importante. Nós solicitamos o nosso caso no Fórum em Urussanga, mas foi muito demorado. Daí tomamos conhecimento de que a Casa da Cidadania poderia nos ajudar e assim aconteceu. Fomos bem atendidos e a equipe facilitou o nosso processo, sendo que o primeiro deles já foi resolvido. Estamos muito satisfeitos”, avalia.

De acordo com a estudante de Direito da 9ª fase da Unesc, Bruna Tristão de Assis “essa é uma oportunidade que nós temos de colocar em prática os ensinamentos desde o atendimento até o final do processo, o que nos dá segurança, prática e qualificação”, observa.

Saiba mais sobre a Casa da Cidadania

A Casa da Cidadania busca o trabalho de consultoria, assessoria, conciliação, mediação e escritório modelo, além de agilizar processos da Justiça. A ação é uma parceria entre Prefeitura Municipal, Tribunal de Justiça e Unesc e atende pessoas que recebem até três salários mínimos. Todos os acordos são homologados pelo Juiz da Comarca de Urussanga. Para a realização do trabalho, a Unesc disponibiliza professores e estagiários do curso de direito e a Prefeitura entra com a infraestrutura.

A Casa da Cidadania esta instalada na Galeria Dagostim, na Avenida Polidoro Santiago, Centro de Cocal do Sul. O seu funcionamento é das 7h30min às 11h50min, de segunda a sexta-feira.

 

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul.

 

[soliloquy id=”60067″]