Geral

Professores de Içara recebem formação no programa PNAIC

Educadores da rede municipal de educação de Içara, que trabalham com o ciclo alfabetizador (1º ao 3º ano), iniciaram na noite desta quarta-feira, no Sindserpi, o curso de formação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A formação para os professores alfabetizadores tem duração de dois anos – carga horária de 240 horas – baseada no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estaduais e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos – ao final do 3º ano do Ensino Fundamental I. “Com certeza a adesão a este programa será de muita importância para a educação de Içara, pois firma o compromisso do município em garantir a qualidade da educação oferecida às nossas crianças por meio da capacitação dos professores”, enfatizou Antônio de Mello, Secretário de Educação.

Já o prefeito Murialdo Gastaldon falou da importância de estar alfabetizado e o fazer no tempo certo. “É melhor fazer as coisas nos tempos certos. Estar alfabetizado no tempo certo também é bom. E esse programa do governo federal, que alfabetiza e melhora o ganho financeiro de quem alfabetiza, dará uma nova perspectiva à criança brasileira”. “A formação continuada contribui para a qualificação profissional e consequentemente na qualidade do ensino. Com isso, os maiores beneficiados são os alunos”, emendou o vice-prefeito, Sandro Serafin.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa serão desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

“O programa vai apoiar as escolas em diferentes necessidades, desde a elaboração dos planejamentos, até a execução dos mesmos em sala de aula”, relatou coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Içara, Gerusa Bolsoni, que também responde pela coordenadora local do PNAIC.

Colaboração: Assessoria de Comunicação PMI

 

[soliloquy id=”67858″]