Geral

Programa beneficia 38 famílias de Içara com a casa própria

As 38 famílias beneficiadas em Içara com o projeto Minha Casa Minha Vida – modalidade Entidades – participaram na noite dessa quinta-feira da solenidade oficial de entrega das “chaves” do seu imóvel. A solenidade foi realizada na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI), com a presença dos contemplados e representantes do Executivo, Legislativo e Caixa Econômica Federal (CEF) e Federação das Cooperativas Habitacionais de Santa Catarina (Fecohasc).

A aposentada Lúcia João Teixeira, 69 anos, foi uma das beneficiadas que participou da solenidade. Ela conta que residia em uma casa construída há 30 anos. “Minha casa já estava bem velha. Fizemos algumas reformas, mas ela ainda continuava cheia de cupim. Minha nova residência parece uma casa de bonecas. Sem o programa não teria condições de construir uma nova. Recebo um salário mínimo”, conta. “Morava há 18 anos com minha família em uma “meia água”, aos fundos da residência de minha mãe. Com o terreno que adquirimos e a ajuda do programa na construção da casa, conseguimos realizar o sonho de termos uma nova residência, bem mais estruturada”, diz a repositora de produtos, Tânia Regina Martins de Almeida.

O projeto beneficiou famílias com renda de até R$ 1,6 mil, que possuíam terrenos escriturados com moradia precária ou sem edificação. As casas executadas de forma pulverizadas foram construídas com aproximadamente 42 m². As famílias beneficiadas quitaram o seu imóvel com o valor mensal de 5% da renda familiar, parcelados em 10 anos. “O objetivo nesta noite foi oficializar a entrega das chaves, visto que todos já estão acomodados em suas novas residências. As casas foram construídas em vários bairros. Além destas, outros projetos de habitação estão em andamento, sendo que o prefeito Murialdo foi buscar em Brasília a ampliação dos programas para mais projetos em Içara”, destaca a secretária de Assistência Social, Juci Fernandes.

O projeto foi executado pela Fecohasc em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. Um investimento para as 38 famílias de cerca de R$ 1,8 milhão do Programa Minha Casa Minha Vida. “Estamos aqui, juntos, oficializando a realização de vários sonhos. O governo municipal trabalha para a população ter mais qualidade de vida, seja na habitação, pavimentação…”, ressalta o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, que também representou o prefeito Murialdo, ausente devido à viagem a trabalho em Brasília.

Durante a solenidade as famílias também receberam uma muda de árvore para plantar em suas novas residências. O presidente da Fecohasc, Eloi Brun, ainda falou sobre o papel da Fecohasc. “A Fecohasc auxilia na luta das famílias pela moradia; pela realização do sonho da casa própria. Compartilhamos hoje (quinta-feira) da alegria de vocês, cumprindo o nosso papel”.

Colaboração: Francis Leny

[soliloquy id=”78989″]