Geral

Projeto “Procon nas escolas” é lançado na rede municipal

Instruir crianças e adolescentes sobre o papel cidadão e sobre seus direitos e deveres é o objetivo do projeto “Procon nas Escolas”, lançado nesta quarta-feira (11), pelo Governo Municipal. Com a participação de alunos de 6º ao 9º ano, estudantes da manhã, o ato foi realizado na escola Hercílio Amante, no bairro Vila Floresta. A ação foi desenvolvida e implementada por meio da Coordenadoria do Direito do Consumidor (Procon) e da Secretaria Municipal de Educação.

Contendo informações sobre direitos, leis e serviços do Procon, os materiais foram entregues simbolicamente para três alunos escolhidos pela instituição. Conforme o coordenador do Procon, Eduardo Milanez Manenti, o conjunto de exemplares orientará a  parcela mais nova da população sobre as relações de consumo. “Hoje todos nós somos consumidores porque estamos inseridos neste contexto. Esse projeto vem de encontro ao objetivo de perceber até onde vão nossos direitos e quando começam nossos deveres”, pontua Manenti.

Remessas de gibis que ilustrarão o tema abordado chegam a partir da semana que vem e começam a ser entregues na terça-feira (17) em todos os colégios da rede municipal. Junto ao material, palestras, serão ministradas palestras pela equipe do Procon a fim de explicar melhor os estudantes. Para atender todo número de estudantes da rede municipal ao todo, 18 mil exemplares de gibis serão entregues até o fim deste ano.

De acordo com a diretora da escola, Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, os materiais entregues irão ressaltar o trabalho já realizado na escola “Gentileza gera Gentileza”, que também tem por objetivo instruir sobre deveres e direitos. “Esse programa virá para elucidar o trabalho realizado de forma lúdica e em uma linguagem própria para os estudantes. Quando se fala de Procon, lembra-se muito de leis e parece algo complicado demais. Por isso é importante tornar o assunto mais acessível para eles”, afirma.

Outra ação paralela foi realizada durante o evento. Buscando inserir o estudante na vida adulta e oferecer a ele oportunidade de desenvolver seu papel cidadão, 30 carteiras de identidade foram entregues aos alunos do 6º ano da escola. A ação foi mediada pelo governo e busca facilitar o acesso deste público aos serviços relacionados.

O prefeito Márcio Búrigo ressaltou a importância destes materiais que oferecer ensinamentos de cidadania para os alunos presentes. “Com a carteira de identidade, todos passam a ser instruídos para ser o cidadão de amanhã e vir a ocupar os nossos lugares. Teremos futuros vereadores, prefeitos, engenheiros. São os jovens que fazem o futuro e queremos proporcionar meios para que assumam o futuro adequadamente. Através deste manual do consumidor e do uso da identidade estamos promovendo uma ação cidadã e de inclusão”, afirma Búrigo.

A Secretaria Municipal de Educação, Rose Reynaud, afirma que o projeto implantado também irá desenvolver responsabilidade no dia-a-dia das crianças. “Essa questão da carteira de identidade é muito importante, já que muitas crianças que já deveriam ter feito ainda não tem o documento, isso porque o pai não tem tempo, trabalha fora”, afirma.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”70932″]