Geral

Promotor instaura inquérito para verificar instalação de antena de telefone celular

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

O promotor de justiça do Ministério Público Estadual da comarca de Criciúma, Luiz Fernando Góes Ulysséa, instaurou um inquérito civil para “verificar regularidade quanto à instalação de antena de telefone celular em terreno no Bairro Santo Antônio”. Há aproximadamente dois meses um grupo de moradores da localidade se revoltou contra a instalação da antena em um terreno localizado na área residencial. Desde então eles têm realizado protestos, inclusive com fechamento de rua, para chamar atenção da população e autoridades para a causa.

O medo da comunidade se baseia em alguns estudos que indicam a possibilidade da ligação das ondas emitidas por esse tipo de equipamento com a incidência de câncer nas pessoas que moram próximas a esses locais. Eles também argumentam que, por estar ao lado de casas, a antena pode cair sobre essas residências e causar estragos materiais e também físicos aos moradores.

O grupo chegou a questionar a legalidade do alvará emitido para a obra, mas da Prefeitura receberam a resposta de que tudo estava em ordem. Depois disso, recorreram ao MP. “Estivemos lá no Ministério Público, falamos com o promotor, entregamos um abaixo-assinado e estamos confiantes de que ele está do nosso lado e vamos conseguir o nosso objetivo”, disse o presidente da Associação de Moradores do Santo Antônio, Emerson Gabriel.

Enquanto isso, o grupo continua se revezando para fazer plantão em frente ao local da obra e não deixar que o trabalho avance. “Estamos lá todos os dias e o pessoal vai ficar ali até que seja barrada a instalação da antena”, disse Gabriel.

Com informações do Portal Clicatribuna