Geral

PT rompe com o PMDB em Imaruí

O município de Imaruí vive um momento político bastante delicado

O município de Imaruí vive um momento político bastante delicado. Na sexta-feira, o prefeito Manoel Viana (PT) anunciou o rompimento com o PMDB, principal aliado, e exonerou de uma vez só três secretários do primeiro escalão. Neste domingo, a cúpula petista vai se reunir para decidir os substitutos dos cargos.

Deixaram a prefeitura o secretário de Obras, Marcos Vinícius; o secretário de Saúde, Vando Cunha e o secretário de Turismo, Deivid Monteiro Torquato. Outras 10 pessoas que ocupam cargos técnicos por indicação do PMDB também estão saindo do Poder Executivo.

No comunicado oficial, o prefeito Manoel Viana relata que “os obstáculos de convivência com algumas lideranças peemedebistas, cuja visão majoritária contrasta com os interesses do município, têm impedido a execução do projeto de governo”. 

“É perceptível, por exemplo, a dificuldade que essas lideranças têm de participar, efetivamente,  das ações de governo, por vezes preferindo omitir-se em momentos importantes, sem assumir os compromissos inerentes aos encargos da coligação. Esse comportamento tem gerado obstáculos na postura da bancada do partido, inclusive  no próprio Legislativo Municipal”, assinou o prefeito.

As desavenças teriam começado nos primeiros meses de governo e se tornaram insustentáveis há cerca de três meses, quando o PMDB, partido da vice-prefeita Elina Vieira Roussenq, contestou na Justiça os índices de reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“Alguns casos tinham aumento de mais de 1.000%. Além do mais, nunca tivemos muito espaço de participação na prefeitura, sempre ficávamos sabendo de assuntos ou decisões importantes somente por outras pessoas”, lamentou o agora ex-secretário de Saúde e presidente do PMDB local, Vando Cunha.

A ruptura com o principal aliado e exoneração dos desafetos não chega a amenizar muito os problemas do PT. A vice-prefeita continua em seu cargo na prefeitura e a oposição na Câmara de Vereadores, que era maioria, agora ganha o reforço de Vando Cunha.