Segurança

Região Carbonífera registra redução no número de homicídios em 2013

Delegado regional, Jorge Koch, comemora os resultados obtidos pela polícia no último ano

Delegado Regional Jorge Koch - Foto: Leonardo Zanin

Delegado Regional Jorge Koch – Foto: Leonardo Zanin

Criciúma não leva mais o posto de terceira cidade com o maior número de homicídios registrados pela Polícia Civil no Estado de Santa Catarina. A cidade perdia apenas para Joinville e Florianópolis. Em 2013, ocorreram 34 mortes. Se comparado a 2012, a redução em porcentagem chega a 27. “É uma queda bastante significante tanto para a Polícia Civil, quanto para a Polícia Militar”, comemora o delegado regional de Criciúma, Jorge Koch.

Responsável pela segurança dos municípios pertencentes à AMREC, o delegado revela também, que em 2012 haviam sido anotados 67 mortes, e que 2013 foram reduzidos 22 homicídios. “Caiu para 45 o número de assassinatos na região da AMREC”, destaca.

A preocupação neste momento é com relação aos elevados números de furtos em decorrência do período de férias, onde a população migra para os balneários, deixando em muitas ocasiões suas residências sem nenhum tipo de segurança. “Devemos estar reforçando o nosso efetivo da Polícia Civil para evitar os furtos. Percebemos que em Orleans, Lauro Müller, Urussanga, Criciúma e outras cidades da região, os cidadãos acabam sendo pegos de surpresa na volta para casa com a visita desses bandidos”, pontua.

Segundo o delegado, boa parte desses furtos são realizados por jovens consumidores de crack, cocaína, e outras drogas na chance de sustentar o vício. “Eles levam eletrônicos, móveis, objetos de valores ou até mesmo dinheiro e se desfazem através da venda barata para comprar as drogas que tanto necessitam”, finaliza Koch.