Saúde

Registrado primeiro foco do mosquito Aedes aegypti em Tubarão

Foto: Daniela Goulart/Decom/PMT

Foto: Daniela Goulart/Decom/PMT

Com as altas temperaturas, o verão se torna o principal período para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Exatamente por isso, é preciso redobrar a atenção, como alerta a equipe de Combate a Endemias – Dengue. Nesta sexta-feira (23) a equipe localizou 46 larvas positivas do Aedes aegypti em uma armadilha no bairro Vila Esperança.

Segundo o coordenador do programa, Hélio de Oliveira Júnior, após a confirmação das larvas serem do mosquito Aedes aegypti, os técnicos fizeram uma varredura em um raio de 300 metros do local onde estava a armadilha e encontraram outras 10 larvas, também positivas.

“Nós estivemos vistoriando casas e empresas da localidade alertando os moradores do risco de contrair a doença caso esta fêmea esteja contaminada pelo vírus da dengue. Por isso, alertamos também a população das proximidades sobre a importância de manterem suas casas sempre bem cuidadas para que não deixem água parada para o mosquito se proliferar”, afirma Hélio.

Em 2014, foram registrados 10 focos do mosquito em Tubarão. No município há 505 armadilhas que são visitadas de sete em sete dias; e em 60 pontos estratégicos, com visitas a cada 15 dias. Estes locais de vistoria estão distribuídos em 34 bairros.

Dúvidas, sugestões e denúncias podem ser feitas com o setor de Combate a Endemias pelos telefones: 8477-7950 ou 3621-9600, ou ainda pessoalmente, na sede do programa, localizado na rua Rui Barbosa, n° 206 ou na Central do Cidadão (que em janeiro funciona das 13h às 18h para atendimento externo).

Prevenção: Faça também a sua parte e colabore para evitar a proliferação do mosquito!

– Não deixe acumular água parada em potes, pneus, latas e no vaso de plantas (coloque areia e/ou pedras)
– Seque os recipientes antes de guardá-los
– Mantenha as caixas d´água tampadas
– Mantenha a água da piscina tratada
– Feche bem os sacos de lixo

Colaboração: Amanda Menger/Decom/PMT