Geral

Retirada dos trilhos é debatida em Tubarão

Foto:Divulgação/Diário do Sul

Foto:Divulgação/Diário do Sul

Nesta quarta-feira (26), às 17 horas, será realizada na Câmara de Vereadores de Tubarão uma audiência pública para discutir a retirada dos trilhos da avenida Marcolino Martins Cabral, no bairro Oficinas. A intenção é deixar que a comunidade se posicione sobre o tema.

De acordo com o jornal Diário do Sul, a audiência pública foi proposta pelo vereador Paulo Henrique Lúcio, o Paulão, que apontou que já foi procurado por muitos moradores da localidade, alguns favoráveis e outros contra a retirada dos trilhos. 

Uma das entidades que vai defender a retirada dos trilhos é a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que debateu o assunto em assembleia. De acordo com o presidente da CDL, Felipe Nascimento, algumas pessoas defendem a preservação dos trilhos em função da questão histórica.
“Sabemos que o trem fez parte da história de Tubarão e teve um papel importante no desenvolvimento da região. Isso está preservado no Museu Ferroviário. Sobre os trilhos, o ponto é que existem problemas relacionados à manutenção deles no local”, aponta.

Conforme Felipe, a manutenção dos trilhos é um entrave para o desenvolvimento da cidade, porque bloqueia a extensão do Centro até o bairro Oficinas. “Cria alguns problemas de segurança, já que surgem becos, o acesso às ruas é ruim e os próprios moradores reclamam. Isso sem falar da questão do trânsito, das possibilidades que são abertas com a retirada”, avalia. 

A prefeitura de Tubarão chegou a elaborar um projeto para a abertura da avenida Marcolino Martins Cabral sem a retirada dos trilhos. O projeto foi feito de maneira que o trilho permanecesse no local provisoriamente, mas possa ser retirado no futuro.