Geral

Seguem trabalhos de pavimentação na galeria do Morro do Formigão

Fotos: Muriel Ricardo Albonico

Fotos: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) chegou aos 265 metros de pavimento rígido instalado, na futura pista do túnel para transposição do Morro do Formigão, na BR-101 Sul catarinense. O consórcio das empresas JDantas e Novatecna, contratado para a construção, também faz a construção da passarela de pedestres, instalação elétrica no teto da galeria e prepara o emboque Norte para pavimentação.

A meta do consórcio é concluir a aplicação de concreto usinado dentro da galeria até a primeira quinzena de outubro. Para a construção do piso rígido, o DNIT – através do consórcio de empresas, instala o concreto usinado em duas etapas: a primeira deposita e nivela o concreto nos bordos da pista, formando dois corredores. Após a secagem, é preenchido o centro do pavimento, nivelando todo o conjunto. O processo se repete para preencher toda a extensão do túnel.

O lote de obras para construção do túnel tem 900 metros de extensão, sendo 530 metros de galeria escavada e 370 metros de acessos – 210 metros no Norte e 160 metros no Sul. O empreendimento faz parte da segunda fase de obras para duplicação da BR-101 Sul catarinense, juntamente da Ponte de Laguna e do lote 1 de Travessia Urbana lagunense.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos, dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no do Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico