Segurança

Sem previsão para obras do presídio feminino

A promessa do governo de que a penitenciária feminina deveria estar pronta foi dita em 2012

Com prazo para ser finalizado no fim de fevereiro, o projeto arquitetônico para a construção do Presídio Feminino de Tubarão ainda segue em andamento. A obra, garantida pelo Estado em setembro de 2011, através do Pacto por Santa Catarina, ainda não está com o projeto pronto, como afirmado pelo diretor de Planejamento da Secretaria de Justiça e Cidadania, Roberto Garcia, em janeiro deste ano.

Com isso, o início da construção segue sem previsão de datas. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da diretoria de Planejamento da Secretaria de Justiça e Cidadania. A notícia de que a obra iria para licitação até o final do mês passado também não se confirmou e o prazo foi adiado. Segundo a assessoria, por enquanto não há nenhuma novidade sobre um possível calendário de datas para a obra. Sendo assim, a promessa do governo de que a penitenciária feminina deveria estar pronta em 2012 se arrasta, sem datas para que o projeto seja finalizado. 

De acordo com o jornal Diário do Sul, atualmente, o presídio feminino está localizado no bairro Humaitá de Cima. No projeto, o presídio terá capacidade para 72 vagas para presas provisórias. A estrutura deve contar com celas para portadores de necessidades especiais, espaços para visita íntima, creche, berçário, entre outros serviços. Para o espaço penitenciário que será construído no bairro Bom Pastor, ao lado do presídio masculino, serão investidos em R$ 4,6 milhões.