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Trecho de pistas do Contorno de Araranguá ganha defensas metálicas

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou no mês de setembro, a instalação de defensas metálicas entre o km 412 ao km 413 (aprox.) da BR-101 catarinense. O segmento está inserido no Contorno de Araranguá, conjunto de obras de arte especiais e pistas duplicadas construídos para desviar o fluxo de veículos da rodovia federal para fora do aglomerado urbano araranguaense.

As proteções metálicas foram instaladas entre as alças de acesso à SC-447 e a passagem inferior de pedestres e veículos, em aproximadamente 3,5 mil metros lineares de bordo de pistas. Toda a estrutura já recebeu a instalação dos elementos refletivos para destacar a sinalização noturna, em complemento da sinalização vertical e horizontal. Este é o segundo trecho de pistas do Contorno a receber as defensas. Em 2013, as alças de acesso entre a SC-447 e a BR-101 receberam proteções metálicas, tanto na pista para o ingresso na rodovia federal, quanto para a saída dela.

A instalação das defensas metálicas é feita em pontes, viadutos e ruas lindeiras onde as pistas já estejam duplicadas. As barreiras fazem parte do contrato para a instalação das sinalizações de segurança e de orientação no trecho sul da rodovia. As estruturas têm como objetivo resguardar a segurança dos usuários da rodovia, em pontos que apresentam necessidade. No Sul catarinense, a instalação das defensas metálicas estende-se entre os municípios de Laguna, no início do lote 25, ao município de Passo de Torres, no lote 30, divisa com o Rio Grande do Sul.

O Contorno de Araranguá

Finalizado e liberado no final do mês de março passado, o Contorno foi projetado para direcionar e afastar o trânsito de médio e longo cursos da BR-101 Sul da travessia urbana de Araranguá, proporcionando assim maior fluidez para a rodovia e maior segurança para os moradores lindeiros ao traçado antigo das pistas, localizado entre o km 411 ao km 416.

Foram construídos três viadutos (um elevado no km 409, com 2030 metros e dois viadutos simples, no km 414 e km 416,5), uma ponte, no km 411, um viaduto de interseção com a SC-447 (anexo a estrutura da ponte) e uma passagem inferior para pedestres (já construída no km 412). As pistas projetadas para o Contorno somam total de sete quilômetros e meio, entre o 409 ao km 416,5.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC