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Túnel do Morro do Formigão aguarda apenas pela entrega da ordem de serviço

A previsão é que o consórcio vencedor da licitação inicie os trabalhos em 30 dias

A perfuração do túnel do Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão, pode iniciar em março. Pelo menos essa é a previsão do consórcio J.Dantas/Novatecna, vencedor da licitação. O contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) já está assinado.

Conforme a superintendência catarinense do órgão federal, uma cerimônia para entregar a ordem de serviço está programada para esta sexta-feira à tarde, na Cidade Azul.

O equipamento foi licitado por R$ 56.740 milhões. Houve uma economia de R$ 3.975.327,30 para os cofres públicos, o correspondente a um desconto de 6,55% em relação ao orçamento referência do Dnit, de R$ 60.715.327,3. O grupo terá 720 dias consecutivos para execução dos trabalhos.

O consórcio é especializado em abertura de túneis. Um dos trabalhos mais recentes nesta área da engenharia, assinado pelas mesmas empresas, é o gasoduto e o túnel de ligação ao Porto Sudeste, ambos no Rio de Janeiro.

A intenção do grupo é iniciar os trabalhos em até um mês, a partir da data da entrega da ordem de serviço. O consórcio trará operários para a construção e também contratará mão de obra especializada.

Com isso, a conclusão de 100% do projeto de duplicação da BR-101 sul depende apenas da licitação às pistas complementares à Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e o túnel duplo no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Conforme o Notisul, estas duas obras e a passagem subterrânea em Tubarão integram a segunda etapa do projeto de duplicação da rodovia. A primeira está na reta final de conclusão.

O projeto do túnel

• O túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, é o menor em toda a duplicação da BR-101 sul de Santa Catarina. O equipamento terá 900 metros de extensão, duas faixas de rolamento, acostamento e passarelas para pedestres. O investimento do governo federal será feito por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Pistas complementares

Outra questão ainda a ser resolvida com relação a duplicação da BR-101 sul tem tudo para ter um desdobramento positivo em breve. A equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) em Brasília já trabalha na readequeção do edital para contratar a empresa ou consórcio que irá duplicar e restaurar os acessos à Ponte Anita Garibaldi, em Laguna.

A licitação foi suspensa no dia 18 de dezembro, após o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitar algumas modificações no edital. A decisão foi da Comissão Especial de Licitação do Dnit. Os pedidos do TCU são a mudança da Distância Média de Transporte (DMT) do material de jazida, a forma de execução da barreira de segurança dupla e o quantitativo dos serviços de pavimentação, base e sub-base.