Geral

Usuários se arriscam para atravessar ponte em Tubarão

Foto: Jornal Notisul

Foto: Jornal Notisul

Os moradores do bairro Km 60, em Tubarão, enfrentam problemas na travessia da ponte pênsil. A prefeitura interditou o local, porém com nenhuma barreira. As crianças transitam livremente para ir à escola e enfrentam o perigo todos os dias.

Conforme reportagem do jornal Notisul, o acesso principal está sem tábuas e foram colocados uma porta de armário e um estrado de cama. Em uma rede social, a denúncia é descrita como alerta aos pais. “Encorajadas pela necessidade, as crianças atravessam todos os dias, pois não existe nenhuma barreira que contenha o trânsito de pessoas. Pode-se dizer que a interdição – que já ocorreu duas vezes, – é uma medida de boa intenção, mas não resolve o problema”, descreve o denunciante.

Em um comentário referente à postagem, Cristiano Pereira, que mora no bairro Bom Pastor e trabalha no Km 60 afirma que passa todos os dias pela ponte. “Preciso trabalhar. É fácil colocar tábuas na entrada com dizeres para não passar. Mas a ponte está neste estado desde dezembro do ano passado. Espero que nos ajudem”, desabafa.

De acordo com gestores da prefeitura, em um primeiro momento seria realizada uma pequena reforma, como é feita há algum tempo (com a substituição de algumas tábuas e guarda-corpo). Porém, se observou que a estrutura da ponte está completamente danificada. Dessa forma, a prefeitura entende que necessita fazer uma reforma completa. Para isso, nos próximos dias a secretaria de infraestrutura lançará um edital de licitação para realizar a obra.  

Estrutura

A ponte receberá reparos em toda a estrutura, onde serão substituídas a parte de madeira e os cabos de aço. A obra está orçada no valor de R$ 204 mil e será realizada com recursos próprios. O prazo para a execução é de 90 dias. O projeto foi desenvolvido pela secretaria municipal de urbanismo. 

A interdição

“O processo de interdição é realizado incansavelmente pelos funcionários da prefeitura. Infelizmente, muitas pessoas não respeitam e quebram as barreiras para passar. Pedimos compreensão da população para respeitar os limites estabelecidos, já que o desrespeito poderá ocasionar sérios danos a quem tentar utilizar o trajeto”, alertam os gestores da prefeitura.