Geral

Uva começa a ser colhida na 6ª Vindima Goethe

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

O período de colheita da Uva Goethe foi oficialmente aberto na tarde desta terça-feira, em Urussanga, com o início da 6ª edição da Vindima Goethe. A festa comemora exatamente a colheita do fruto que hoje é um dos cartões postais da região, principalmente após receber o selo de Indicação Geográfica de Procedência (IGP), que reconheceu Urussanga e a comunidade de Azambuja, em Pedras Grandes, como as únicas que podem abastecer as vinícolas com esse tipo de uva. Conforme o site Clicatribuna, a Vila Baldin, na comunidade de Rio Carvão, foi a escolhida para receber o evento desta terça que começou com a colheita dos primeiros cachos pelo prefeito Johnny Felippe, as rainhas e princesas da festa e demais autoridades e público presentes.

Segundo dados da Associação Progoethe, Urussanga já deve ter realizado mais de 130 safras da Uva Goethe e a expectativa é de que esse ano o resultado seja ainda mais positivo que em 2013. “A colheita só deve acabar na metade do mês de fevereiro e é nessa época que nós vamos ter certeza sobre como foi a safra, mas pelo o que temos visto deve ser melhor que a do ano passado. A nossa expectativa é de colher entre 300 mil a 400 mil quilos da fruta”, afirma o presidente da Progoethe, Renato Damian. Após a colheita, a soprano urussanguense Kalinka Damiani fez uma apresentação em homenagem ao tenor Aldo Baldin na inauguração da obra de revitalização do camarim que leva o nome o tenor.

Programação continua até quinta-feira

A 6ª Vindima Goethe continua nesta quarta e quinta-feira com a programação religiosa e cultural. Quarta-feira, às 18h, a missa celebrada pelo padre Carlos Weck, na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, irá abençoar as mãos que colhem e na sequência as rainhas e princesas farão o esmagamento da uva com os pés. Quinta-feira serão realizados os jogos antigos e tradicionais e o campeonato de funda na praça Anita Garibaldi.