Geral

Verão exige cuidados especiais com os alimentos

Conservação dos produtos deve ser levada a sério para evitar intoxicações neste período de altas temperaturas

AtNão é só a temperatura que aumenta nesta época do ano. A preocupação com relação ao armazenamento e à conservação dos alimentos também é uma constante. Isso porque o calor, aliado à umidade, fazem os produtos se deteriorar mais rapidamente, aumentando as chances de intoxicações alimentares. De acordo com a nutricionista da rede de supermercados Manentti, Talita Villain, os cuidados para evitar tais problemas devem iniciar ainda no supermercado. “As carnes e frios, por exemplo, devem ser os últimos itens pegos da prateleira, já que podem ficar o mínimo possível fora da refrigeração. O ideal é iniciar as compras pelos outros produtos”, informa.

Ao chegar em casa, a atenção deve ser dobrada, já que a forma com que os alimentos são armazenados influencia muito na sua conservação. “As dependências onde serão guardados tem de ser limpas constantemente. Na geladeira, todos os alimentos devem permanecer tampados. Já a despensa deve ser totalmente esvaziada e limpa com pano úmido, detergente e álcool. Como é um local quente, é propício para o desenvolvimento de baratas e insetos”, afirma a nutricionista.

Também é importante destacar que, quando o alimento for aquecido, ele deve ser guardado e refrigerado num prazo máximo de até duas horas após o preparo. As metades de cebola, limão ou alho não podem ir para a porta da geladeira, assim como os ovos, que precisam permanecer na caixa em uma das prateleiras. “Atenção é extremamente importante, já que nem sempre a comida apresenta cheiro ou aparência ruim quando está estragada”, aponta Talita.

É notório que as doenças conhecidas como DTA’s (Doenças Tranmitidas por Alimentos) sejam ainda mais comuns nesta época, já que o calor e a umidade favorecem a proliferação das bactérias responsáveis pelo desenvolvimento de infecções e intoxicações alimentares. Lavar os enlatados, garrafas, potes plásticos e embalagens de vidro antes de irem para a geladeira, dessa forma, também são essenciais para evitar qualquer tipo de contaminação.

Fique atento às dicas e conserve bem seus alimentos:

Frutas, legumes e verduras: devem ser conservados sob refrigeração, pois o frio retarda o processo de deterioração. A temperatura ideal gira na casa dos 10 graus, já que eles são sensíveis a temperaturas muito baixas, queimando as folhas e manchando as frutas.

Eles devem sem armazenadas em potes plásticos ventilados. A utilização de recipientes de louça ou de vidro, de preferencia baixos, também é permitida.

Devem, também, ser colocados na parte inferior da geladeira.

Leites e derivados: devem ser acondicionados na geladeira com temperatura inferior aos 10 graus, e longe de carnes, temperos e de outros alimentos que possam transmitir odor ou sabor.

Ovos: Guarde-os nas prateleiras, e não na porta, no suporte próprio para isso. Como há muita oscilação de temperatura ao abrir e fechar o eletrodoméstico, eles estragam com mais facilidade.

Queijos: a conservação dos queijos depende da temperatura e do local de armazenamento. Esses são fatores essenciais para que o alimento mantenha suas características de odor, sabor e textura. Portanto, após a compra é necessário ficar atento às orientações:

Quando exposto à temperatura ambiente, enrole-o em um papel filme e deixe-o em ambiente fresco, seco e ventilado.

Quando refrigerado, para evitar que o queijo fique seco e duro, cubra-o com uma película.

Para consumir o queijo congelado, descongele-o 24 horas antes para que recupere suas características.

Carnes: na hora da compra, é necessário se certificar de que ela está fresca e em perfeitas condições. Deve-se verificar o seu aspecto e as datas de validade, no caso das embaladas a vácuo.

Refrigerada, sem cozinhar, ela pode ser conservada por até três dias, no máximo, na geladeira. Carnes picadas têm a duração menor, já que é mais propensa ao ataque de bactérias. Por isso, recomenda-se conservá-la em pedaços grandes. Se for congelada, pode durar por alguns meses.

Colaboração: Samira Pereira / Comunicação Rede de Supermercados Manentti

[soliloquy id=”105902″]