Geral

Urussanguense se destaca em campeonato online de cubo mágico

Experiências em competições são importantes no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e psicológicas.

Divulgação

Vitor Wagner Abreu, de Urussanga, já é reconhecido por ser recordista e Campeão Brasileiro de Cubo Mágico. Neste fim de semana, ele participou do V CUBIFMA, um campeonato organizado pelo Instituto Federal do Maranhão. O estudante de 16 anos tem sido invencível na modalidade megaminx, um quebra-cabeça de doze faces coloridas. Também conquistou o 1º lugar nas modalidades square-1, 4x4x4 e 3x3x3 com uma mão apenas. Outras colocações importantes foram o 2º lugar no skewb e o 3º lugar na modalidade 2x2x2.

O evento foi organizado pelo delegado de campeonatos oficiais Huerllem Vicente Lemos e Silva que atua como professor no campus de Bacabal. “Este campeonato fez parte de vários eventos que organizamos. Tivemos 29 inscrições. Inclusive, convidamos as professoras Ana Lúcia Pintro e Karine Mrotskoski para uma live em que falaram sobre os projetos de Cubo Mágico e Othello desenvolvidos em Criciúma”, comentou Huerllem.

Experiências em competições são importantes no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e psicológicas. É por isso que Leonardo Viana Garcia, 12 anos, morador de Forquilhinha e estudante da Rede Municipal de Educação de Criciúma fez a inscrição. A mãe, Ivani, controla todas as atividades da escola, os horários de dormir e sempre dedica tempo para incentivar o filho a participar de competições que fazem parte dos esportes da mente. A 10ª colocação na modalidade 3x3x3 foi vivenciada com expectativa e um pouco de ansiedade. “Está foi a primeira vez que participei. Foi no ano passado, no clube de matemática da escola Judite Duarte de Oliveira que aprendi a resolver o cubo mágico. Eu errava muito num passo que chamamos de farol, mas a professora Scheila que agora é diretora, me ajudou”, comentou o adolescente.

Divulgação

Criciúma é a única cidade catarinense que organiza campeonatos oficiais. Desde o início do projeto já realizou cinco campeonatos municipais e quatro regionais, na modalidade em equipe. Outros quatro campeonatos oficiais contaram com o apoio da Associação Brasileira de Cubo Mágico e foram reconhecidos pela Associação Mundial de Cubo Mágico. Com o impedimento de organizar eventos presenciais, os Clubes de Matemática da Secretaria Municipal de Educação realizaram um campeonato online, em 2020.

Notícias Relacionadas

Polícia Civil prende organização criminosa por diversos roubos em Criciúma e latrocínio em Morro da Fumaça

Nesta terça-feira, dia 4, quatro pessoas foram presas e drogas, dinheiro e celulares foram apreendidos.

Justiça condena empresa que vendeu mas não entregou R$ 2 milhões em máscaras a SC

A distribuidora foi penalizada com multa de 10% sobre o contrato e ainda foi suspensa de participar de novas licitações pelo prazo de seis meses

Secretária de Saúde de Braço do Norte libera 1.356 exames com investimento de mais de R$ 170 mil

Conforme o secretário da Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, as pessoas que estão à espera dos procedimentos podem ficar tranquilas, pois a Secretaria de Saúde vai entrar em contato para o agendamento

Homem é detido após quebrar imagens da Igreja Matriz, em Treze de Maio

Antes de ir à igreja, ele esteve no posto de saúde central e atacou funcionários e destruiu móveis