Geral

2,5 mil pessoas participam de palestra de Mario Sergio Cortella, em Tubarão

Um dos maiores palestrantes do país na atualidade, o professor, filósofo e escritor Mario Sergio Cortella palestrou, ontem, em Tubarão, nas dependências do ginásio poliesportivo da Unisul, para um público de 2,5 mil pessoas.

Com o tema “Da oportunidade ao êxito”, Cortella explicou que a palavra oportunidade tem origem no nome de um vento importante na navegação da antiguidade; os latinos chamavam de “ob portus” ao vento que conduzia a embarcação em direção ao porto. Por isso, oportuno é o que leva ao lugar seguro, ao destino adequado, à saída desejada.

“Aliás, saída em grego é “exodus”, o que gerou para vários idiomas a palavra “exit”, tanto como saída como também êxito. Ora, para se aproximar do êxito as oportunidades carecem de atenção e aproveitamento, como sabem os melhores velejadores, um vento oportuno não se espera, mas, ao contrário, se busca. Essa busca exige capacidade de ser audacioso, sem cair na postura do aventureiro”, destacou.

Sobre a educação, conforme o site Notisul, Cortella falou que é preciso lembrar que tem que ser contínua. “É necessário que tenha perenidade e não se esgote em um momento episódico e passageiro. Podemos dizer de outro modo: excelência não é um lugar ao qual se chega; excelência é, isso sim, um horizonte contínuo a ser procurado”.

Após 1h30min de palestra, o professor atendeu cerca de 10% da plateia e autografou seus livros. O evento foi organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Unisul e Associação Empresarial de Tubarão – Acit.

[soliloquy id=”174510″]