Segurança

3º Inquérito da Operação ”Hera” é concluído e duas pessoas são indiciadas

Ambos indiciados foram afastados de seus cargos por decisão judicial

Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) concluiu o 3º inquérito da Operação ”Hera”, realizada no Município de Urussanga. Um diretor e um vereador foram indiciados por peculato culposa e frade processual. Ambos foram afastados de seus cargos por decisão judicial.

O inquérito teve início devido a uma notícia divulgada em 27 de agosto através da imprensa, onde um motor de uma retroescavadeira que pertencia à Urussanga, teria sido roubado e estava em um depósito na cidade, junto ao Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

Conforme a apuração, em 2019, o motor estava com problemas, não sendo mais utilizado na máquina, conforme a decisão do gestor da agricultura.

O motor foi desmontado, e suas peças foram colocadas na cabine sido levadas para o Parque Municipal, local de fácil acesso, e sem vigilância.

No início das investigações, problemas de gerenciamento no que se refere aos bens municipais.

Assim, impossibilitando que as peças fossem furtadas, ou objeto de peculato, considerando o intervalo entre desde que a máquina deixou de ser utilizada e a informação de que as peças haviam desparecido.

A Prefeitura do Município utilizou partes da máquina em alguns casos, sem qualquer inventário prévio ou documentação das informações.

Durante a apuração, os dois ex-gestores da pasta da agricultura, para se livrarem da responsabilidade, combinaram o depoimento para que terceiros fossem acusados de negligência relacionado à máquina, com propósito de induzir o juiz ao erro.

Cometendo além do crime de peculato culposo, devido à negligência com patrimônio público e fraude processual, também conhecida como obstrução da justiça.

Notícias Relacionadas

Entenda por que está tão quente em Santa Catarina

Estado tem registrado temperaturas históricas neste início do ano, com temperaturas acima dos 40 ºC

Mulher leva mais de 20 facadas em São Ludgero; autor do crime fugiu

Um dos filhos da vítima afirmou que o homem chegou à residência a pé, entrou dentro da casa, esfaqueou a mãe e depois saiu correndo com a faca e, logo após, o possível autor fugiu do local com um veículo Fiat Uno de cor vermelha

Agricultura distribuirá BTI para combater o mosquito borrachudo

A entrega do produto aos proprietários e moradores das comunidades do interior de Braço do Norte acontece às 9 horas

Macrodrenagem do Rio Criciúma vai avançar no bairro Pio Correa

Projeto das intervenções foi apresentado à comunidade