Saúde

56 casos dengue estão em investigação em Santa Catarina

Neste ano foram identificados 231 focos do mosquito Aedes aegypti em 32 municípios do estado.

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

O primeiro boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina – Dive de 2016 foi divulgado ontem e mostra que entre os dias 1º e 11 deste ano foram notificados 56 casos de dengue no estado. Destes, todos estão em investigação e aguardam resultado dos exames laboratoriais. Na região da Amurel, um caso foi registrado em Braço do Norte. Em 2015, foram confirmados 3.605 casos de dengue, 3.276 autóctones, 268 importados e 61 estão em investigação.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, e é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.

A orientação é para que as pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em uma cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas, que procurem uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

Em relação aos focos do mosquito Aedes aegypti, em Santa Catarina, de 3 a 9 de janeiro deste ano, foram identificados 231 focos, em 32 municípios. Conforme o site Notisul, neste mesmo período em 2015, foram identificados 147 focos em 20 municípios.