Trânsito

Última passarela em construção na BR-101 recebe trabalhos finais de concretagem

Última passarela, em construção na BR-101, recebe trabalhos finais de concretagem

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

A passarela em construção no km 341,8 da BR-101 Sul catarinense recebe, nesta semana, os últimos trabalhos na instalação de ferragem, para concretagem da passagem sobre as pistas duplicadas. As rampas de acesso já estão concluídas e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC prepara a estrutura suspensa para receber a concretagem e prosseguir com a instalação das proteções de segurança.

As atividades, feitas sobre as pistas, são possíveis depois da instalação das duas vigas longarinas, em operação feita no dia 9. Sobre as vigas, a autarquia instalou as pré-lajes e toda a ferragem de amarração. Assim, quando totalmente concretada, toda a estrutura da passarela estará unida, como numa única construção.

O DNIT/SC pretende realizar a concretagem do vão elevado ainda nesta semana e, para isso, será preciso a interferência no fluxo de veículos, com interrupção nas faixas de rolagem, em ambos os sentido de tráfego. As frentes de serviço na plataforma serão isoladas pela sinalização provisória de obras, ficando os motoristas obrigados a segui-la.

Os pedestres, moradores lindeiros ou usuários da BR-101 Sul não poderão utilizar a passarela durante as obras construtivas. O espaço oferece risco de acidentes, tanto em terra quanto no elevado. Somente com a instalação dos guarda-corpos e dos acessos com os bordos de pista a circulação será liberada com segurança.

A quarta – e última – passarela das obras complementares está em construção no aglomerado urbano do bairro São Cristóvão, em Tubarão. A cidade tem o maior segmento de pistas inserido em trajeto urbano da duplicação, começando no km 332 (bairro Revoredo) com final no km 344,5. Somente no Morro do Formigão não há densidade de residências e pessoas, em trecho de pouco mais de mil metros. No São Cristóvão, a autarquia já liberou duas passagens inferiores e uma passagem em nível para pedestres, com espaço também nos dois viadutos construídos entre o km 340 ao km 342.

As passarelas serão construídas próximo de viadutos e outras passagens de pedestres, acrescentando mais equipamentos de travessia segura aos já construídos ao longo da duplicação da rodovia. Na duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, foram construídas 25 passagens inferiores para pedestres – PIPs e 17 passarelas.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

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