Economia

Primeiro Impostômetro de Criciúma será inaugurado na ACIC

Painel com a apresentação em tempo real do volume de tributos arrecadados no ano pelo Governo Federal vai marcar a participação de Criciúma na campanha Feirão do Imposto 2017.

FOTO:WERTHER SANTANA / ESTADÃO

A campanha Feirão do Imposto terá neste sábado (27) o seu Dia D. Criciúma se insere na mobilização dos movimentos de jovens empreendedores em todo o Brasil na data com a inauguração do primeiro impostômetro de Criciúma. O painel (televisor) instalado no hall de entrada da ACIC mostrará em tempo real a quantia arrecadada de tributos nas esferas municipal, estadual e federal. O ato inaugural ocorre às 10h.

As informações geradas em tempo real são disponibilizadas no site www.impostometro.com.br, uma ferramenta criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). A alimentação do sistema se dá por órgãos oficiais com impostos, taxas, multas, juros e correção monetária contabilizados. Em 2016 o Impostômetro do Brasil bateu a marca de R$ 2 trilhões.

A exposição desses dados se alinha com o objetivo do Feirão do Imposto, campanha de mais de uma década do movimento jovem empreendedor do Brasil. Para 2017 o tema escolhido é “Chega de Mão Grande”. A Associação de Jovens Empreendedores de Criciúma (AJE) organiza as ações na cidade, com a parceria da ACIC e do Observatório Social. “O grande propósito dessa mobilização é levar informação à população sobre o alto volume de impostos pagos e sobretudo chamar a atenção sobre a falta de retorno desse dinheiro para o bem-estar das pessoas”, informa o presidente da AJE, Mário N. Westrup.

Estimativas da ACIC apontam que pelo menos 35 mil pessoas devem passar pela ACIC até o fim do ano, entre frequentadores e visitantes. “A movimentação gerada pelos eventos, serviços e das próprias entidades sediadas no empreendimento nos garante que o impostômetro terá uma visibilidade excelente. Com isso vamos disseminar a importância de cada um de nós fiscalizarmos os governantes, parlamentares e agentes públicos. Quanto mais a sociedade participar e todos nós estarmos vigilantes a esses números, a corrupção tende a diminuir e a aplicação do dinheiro público melhorar”, acredita a coordenadora do Feirão do Imposto em Criciúma, Fernanda Mendes.

Colaboração: João Pedro Alves / Diretor de Comunicação AJE Criciúma

Notícias Relacionadas

Feirão do Imposto em Criciúma é marcado por inauguração de impostômetro

O Feirão do Imposto foi realizado em mais de 120 cidades brasileiras nesse sábado. Em Santa Catarina, mais de 60 municípios participaram do movimento.

Polícia Civil apura caso de estelionato que deixou prejuízo de R$ 500 mil em SC

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Criciúma e Içara

Tigre: Mais doações ao RS partiram do Heriberto Hülse

SC passa de 180 mortes por dengue, mas vacinação segue baixa

Estado já registra 267.977 casos confirmados da doença em 2024. Vacinação no público-alvo segue abaixo dos 35% em todas as regiões onde é aplicada.