Geral

Congresso Brasileiro de Carvão Mineral reúne autoridades e pesquisadores na abertura

Evento ocorre pela primeira vez em Santa Catarina. Durante quatro dias, terá as tecnologias do carvão mineral em pauta.

Congresso Brasileiro de Carvão Mineral reúne autoridades e pesquisadores na abertura3

Fotos: Lucas Jorge / Comunicação Siecesc

A importância do carvão como energia foi destaque na abertura do V Congresso Brasileiro do Carvão Mineral, que teve sua abertura na noite desta segunda-feira (29), no auditório Jayme Zanatta, na Acic. Além dos participantes do evento, autoridades de alguns ministérios do governo federal e políticos estiveram presentes.

O evento foi aberto pela presidente do CBCM, Dr. Edilane Rocha, que falou da satisfação de Criciúma por sediar o congresso. “É uma honra para Criciúma receber pela primeira vez um evento tão importante para Santa Catarina”, diz a presidente do evento.

A importância do evento e do setor também foi destacada pelo presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral – ABCM, Fernando Zancan. “Nós temos um congresso acadêmico e é muito importante ter massa crítica para tirar os estigmas. O carvão sempre sofreu com a questão da poluição, mas evoluímos e hoje temos apenas um ponto a melhorar, que é o carbono e que já estamos desenvolvendo projetos para avançar nessa questão. E esse congresso é o melhor lugar para se discutir isso”, afirma Zancan.

O carvão como fonte de energia essencial e indispensável foi ressaltado pelo superintendente de Transmissão de Energia da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Amilcar Guerreiro. “Nós da EPE somos responsáveis pelos estudos das fontes de energia, e eu não conheço economia que tenha se desenvolvido sem a ajuda do carvão. Temos consciência que não podemos excluir qualquer fonte energética e assim temos trabalhado. Sabemos dos desafios do carvão e quando pensamos no futuro o carvão é uma opção importante e econômica”, garante.

O V Congresso Brasileiro de Carvão Mineral segue até a próxima quinta-feira (1), com apresentações de trabalhos acadêmicos, simpósios e palestras, além de três visitas técnicas em áreas de estudo do congresso.

Colaboração: Lucas Jorge / Comunicação Siecesc

[soliloquy id="223547"]

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Semana termina com a garantia de revitalização da SC-390 ainda neste ano

Promessa do governador Moreira junto a empresários e lideranças de Orleans aconteceu nesta semana, em reunião plenária na ACIC.

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma