Geral

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Foto: Comunicação IFSC Regional Sul

O Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Câmpus Criciúma e a Gerência Regional de Educação – Gered realizaram nesta terça-feira (14) a aula inaugural dos cursos de formação de professores da rede estadual que estão sendo oferecidos em parceria entre as instituições. São nove cursos para mais de 300 professores estaduais da região carbonífera.

A aula inaugural foi realizada no auditório da Associação Empresarial de Criciúma – Acic. A professora Eliane Pozzebon falou sobre “EaD – A educação do futuro será portátil e colaborativa”. Eliane é professora de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e coordenadora do curso de Engenharia da Computação da UFSC Araranguá.

Na aula, a professora falou sobre a importância da modalidade da Educação a Distância – EaD. Eliane apresentou um tutor inteligente gratuito, desenvolvido pela UFSC, para os professores utilizarem nas suas atividades, além de jogos educativos que podem ser usados em sala de aula. “É importante a mudança do papel do professor como mediador das aprendizagens e o uso das tecnologias em sala de aula”, afirmou a professora.

IFSC Câmpus Criciúma e Gered estão ofertando nove cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, na modalidade a distância, para professores da rede estadual da região. Entre agosto e novembro, professores do IFSC darão aulas sobre metodologias de ensino em suas áreas de atuação. Os cursos são gratuitos e fazem parte da missão do IFSC em atuar na qualificação de docentes.

“Nossa intenção é que o docente estude, reflita e compartilhe sua experiência a fim de que, na prática, suas ações sejam planejadas, avaliadas e consequentemente replanejadas visando sempre a qualidade na educação pública”, destacou a supervisora de gestão escolar, Andreia Custódio Lino.

A gerente regional de educação, Jucilene Antonio Fernandes, destacou a importância da parceria com o IFSC na qualificação de professores. “A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à pratica docente, com o objetivo de assegurar uma ação efetiva que promova a aprendizagem significativa”, disse Jucilene.

Os cursos ofertados debatem metodologias para o ensino de Química, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Física, Biologia, Sociologia e Séries Iniciais. A formação de professores é uma das missões do IFSC.

“A formação ofertada aos professores tem por objetivo a discussão das novas tendências educacionais, sobretudo aquelas capazes de gerar transformação e impacto no contexto educacional. Investir na formação de professores faz parte da missão do IFSC, que assim contribui para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região”, disse o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini.

A realização da aula inaugural teve o apoio das seguintes empresas: Giassi, Bistek, Angeloni, Padaria Silvano, Mari Pani, Propé Calçados, Talismã Calçados, Beladerm Farmácia de Manipulação, Marzan, Scaty, Homem e Companhia, Aromaflor, Mina Modas e Nina Boutique.

Colaboração: Comunicação IFSC Regional Sul

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Foto: Comunicação IFSC Regional Sul

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Foto: Comunicação IFSC Regional Sul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Santa Catarina recebe o maior congresso de educação do Sul do Brasil

12º Educasul contará com palestras de educadores renomados que irão falar sobre os problemas e as soluções para reduzir a evasão escolar no Ensino Médio.