Geral

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Divulgação

Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS destacam que os distúrbios de saúde mental são uma das principais causas de afastamento do trabalho, na Amarica Latina. Neste sentido, muitos distúrbios de saúde mental estão associados a redução da felicidade e autoestima, frequentes na sociedade atual, o que tem contribuindo para agravar o quadro clinico de 70% das doenças mentais.

Por outro lado, uma sessão de corrida pode contribuir para melhorar a saúde mental, mais especificadamente aumentar a felicidade e a autoestima. Foi o que apontou o estudo do professor do curso de Educação Física, do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Luciano Acordi da Silva, publicado em parceria com outras instituições, no Journal of Physical Education and Sport em June 30, 2020.

Contexto do estudo

Um grupo de corredores jovens adultos foi submetido a avaliações de saúde mental antes e após uma sessão de corrida de meia maratona. Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida. Na pratica o estudo sugere que uma sessão de corrida seja capaz de aumentar a felicidade e a autoestima de jovens e adultos, abrindo portas futuras, para prevenção ou tratamento de distúrbios de saúde mental, bastante frequentes em nossa sociedade. Entretanto mais estudos são necessários.

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas